Planejamento Estratégico Institucional

O planejamento estratégico consiste em um processo de reflexão, análise e tomada de decisão acerca dos grandes objetivos de uma organização e dos meios que serão utilizados para alcançá-los.

Por meio dele, a instituição desenvolve autoconhecimento e promove uma orientação estratégica comum para todos os seus colaboradores, com a definição da sua Missão (razão de existir), sua Visão (projeção bem-sucedida da organização no futuro) e seus Valores (princípios mais relevantes que devem permear sua atuação).

No Ministério do Desenvolvimento Regional, o novo planejamento estratégico, fruto de revisão em curso neste ano, viabilizou também a realização de uma reflexão crítica sobre os problemas e desafios fundamentais de cada política pública, que foram a base para a definição dos seus objetivos estratégicos, com indicadores e metas para acompanhamento, além da definição de quais programas e iniciativas serão realizados para seu alcance.

Aliado ao planejamento estratégico, ocorre o processo de gestão estratégica, que consiste nas atividades de implementação, monitoramento e avaliação da estratégia. Ele representa uma peça-chave para o sucesso da estratégia do MDR, uma vez que transforma o plano em realidade e promove o acompanhamento contínuo dos avanços em torno das metas estabelecidas, de forma a viabilizar a tomada de decisão e correção de rumos para o alcance de mais e melhores resultados para a sociedade.

O novo planejamento estratégico do MDR foi aprovado no âmbito do Comitê Interno de Governança por meio da Resolução nº 1, de 22 de outubro de 2021, que apresentou o plano até o nível dos objetivos estratégicos e aprovou o Mapa Estratégico e a Cadeia de Valor.

Em dezembro de 2021, foram também aprovados pelo Cigov o Sumário Executivo e os Cadernos Estratégicos do PEI.

O Sumário Executivo apresenta toda a metodologia do PEI e os principais documentos produzidos em seu processo de revisão:

  • Análise SWOT,
  • Apresentação dos eixos, subeixos e linhas de sinergia,
  • Mapa Estratégico,
  • Cadeia de Valor e
  • Tabelas de Visão Geral da Dimensão Estratégica e Tática do PEI.

Os Cadernos Estratégicos, por sua vez, apresentam dentro de cada política pública o detalhamento dos indicadores estratégicos, metas, programas e iniciativas desenvolvidas pelo Ministério para alcance de seus objetivos.

Com base nesses materiais, a gestão da estratégia é realizada por meio do monitoramento dos resultados por meio do Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (Sisplan), além da realização de reuniões periódicas para discussão dos avanços e estabelecimento de providências.

Para viabilizar o acompanhamento dos resultados alcançados na execução da estratégia, foi lançado em fevereiro de 2022, o Painel Estratégico do MDR. Desenvolvido na ferramenta Power BI (Business Intelligence), ele é composto de dashboards de monitoramento de indicadores, programas e iniciativas vinculadas à estratégia do MDR.

Dessa forma, o Painel Estratégico é uma importante ferramenta de tomada de decisão dos gestores e de transparência dos resultados do MDR para a sociedade.

Clique nos quadros a seguir para conhecer melhor cada um dos documentos relacionados ao PEI.

“O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.” - Peter Drucker"

Informações adicionais poderão ser obtidas junto à Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão Estratégica (CGPGE/DIGEC/SECOG/MDR)
pelo e-mail cgpge@mdr.gov.br ou telefone (61) 2034–5523.