Ministro e Secretários


Ministro Daniel Ferreira

Daniel de Oliveira Duarte Ferreira é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Especialista em Gestão e Orçamento Público. Em março de 2022, foi nomeado para o cargo de ministro do Desenvolvimento Regional. Antes, estava à frente da Secretaria Executiva da Pasta.

Nascido em Marília, em São Paulo, Ferreira é servidor público efetivo do Governo Federal desde 2008. Até 2010, ocupou cargo efetivo de técnico de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), exercendo atividades de auditoria e fiscalização das unidades administrativas integrantes do Ministério da Justiça.

Em 2010, passou a atuar no Ministério das Cidades – atualmente Ministério do Desenvolvimento Regional. Durante seis anos, exerceu os cargos de gerente de projeto da Secretaria Executiva; chefe de Gabinete e da Assessoria Técnica do secretário-executivo; e assessor técnico da Diretoria de Integração, Avaliação e Controle Técnico da Secretaria-Executiva.

No Ministério do Desenvolvimento Regional, antes de ser secretário-executivo, exerceu os cargos de diretor do Departamento de Produção Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação e de secretário executivo adjunto.

“É uma honra dar continuidade ao excelente trabalho que vem sendo executado pela Pasta, uma atividade que atinge as populações mais carentes do País e que mais precisam da atuação do Governo Federal. Este será um ano de continuidade. São muitos os desafios e nossa grande missão é concluir a maior quantidade possível de obras, de maneira a beneficiar os municípios brasileiros e garantir mais qualidade de vida para a população”.

Secretários


Secretário-executivo
Helder Melillo

Helder Melillo é graduado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Gestão Pública pelo Instituto Latino-Americano de Planejamento Educacional (Ilape). Em abril de 2022, foi nomeado para o cargo de secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Nascido em Brasília (DF), Helder foi servidor público do Tribunal Regional Federal (TRF), onde atuou como técnico judiciário desde 2007. Em 2011, assumiu o cargo efetivo de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia, sendo lotado no antigo Ministério das Cidades – atualmente Ministério do Desenvolvimento Regional.

Com quase 11 anos de MDR, Melillo atuou durante nove anos na Secretaria Nacional de Habitação, em cargos de coordenador de assessoria, gerente de projetos, coordenador-geral e diretor de Produção Habitacional.

Em maio de 2021, foi nomeado secretário-executivo adjunto e, em setembro do mesmo ano, assumiu o cargo de secretário de Coordenação Estrutural e Gestão Coorporativa da Secretaria-Executiva do MDR.

“A principal expectativa como secretário-executivo é dar continuidade aos trabalhos que o Ministério vem realizando para o fortalecimento da nossa governança, aprimorar nossas ações de capacitação de servidores, melhorar a gestão estratégica e, claro, apoiar todas as secretarias finalísticas na execução das nossas políticas nacionais.”

Secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano
Sandra Holanda

Graduada em Engenharia de Produção, especialista em Engenharia de Manutenção e mestra em Engenharia Mecânica, Sandra Holanda tem ampla experiência em gestão pública de transportes. Servidora de carreira da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de 2006 a 2019, é também docente de MBA no Instituto de Pós-Graduação (IPOG) e coordenadora do Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Ferroviária (GPAA).

No Ministério do Desenvolvimento Regional desde 2020, foi coordenadora-geral de Gestão de Empreendimentos de Mobilidade, coordenadora-geral de Gestão Integrada e diretora de Gestão Integrada e Ações Estratégicas.


Secretário Nacional de Habitação
Alfredo Eduardo dos Santos

A Secretaria Nacional de Habitação (SNH) é responsável por acompanhar e avaliar, além de formular e propor, os instrumentos para a implementação da Política Nacional de Habitação, em articulação com as demais políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, com o objetivo de promover a universalização do acesso à moradia.

Nesse sentido a SNH desenvolve e coordena ações que incluem desde o apoio técnico aos entes federados e aos setores produtivos até a promoção de mecanismos de participação e controle social nos programas habitacionais. Cabe ainda à Secretaria Nacional de Habitação coordenar e apoiar as atividades referentes à área de habitação no Conselho das Cidades.

Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil
Alexandre Lucas Alves

O coronel Alexandre Lucas é formado em Ciências Militares, com ênfase em defesa social pela Academia Militar de Minas Gerais. Especialista em estratégias de segurança pública, atuou como secretário-executivo da Defesa Civil do estado mineiro, entre 2004 e 2010, e foi coordenador municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Belo Horizonte.Também tem cursos de aperfeiçoamento em redução de desastres naturais e prevenção de riscos na Alemanha.

Secretário Nacional de Saneamento
Pedro Maranhão

Pedro Maranhão é economista, empresário, gestor e atua desde a década de 80 em órgãos da administração pública. Atualmente, é secretário Nacional de Saneamento. Formado em Economia pela Universidade Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em 1982, nos cargos ocupados, teve atuação destacada em diversos projetos de infraestrutura, como chefe de gabinete e Ministro Interino do Ministério da Infraestrutura, além de relevante participação em programas de Desenvolvimento Regional.

Secretário Nacional de Segurança Hídrica
Secretário Sérgio Costa

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Desenvolvimento Regional com ênfase em agronegócios, Sérgio Luiz Soares de Souza Costa Brasileiro é secretário nacional de Segurança Hídrica. De 2006 a 2020, atuou na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), onde atuou como chefe de Fiscalização de Obras, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura e chefe do Centro de Controle e Operação do Projeto Integração do São Francisco, entre outros. Também atuou como coordenador regional para o Maranhão do Programa Água para Todos, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Secretário de Fomento e Parcerias com o Setor Privado
Fernando Machado Diniz

Fernando Machado Diniz é graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no Rio Grande do Sul, e especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em abril de 2022, foi nomeado secretário de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Anteriormente, estava à frente da chefia de gabinete do ministro do Desenvolvimento Regional.

Nascido em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Diniz ocupou cargo de assessor especial na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia entre 2019 e 2020. Atualmente, é conselheiro fiscal da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTBU) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), instituições vinculadas ao MDR.

“O principal objetivo da minha gestão é garantir a continuidade das principais ações da Secretaria, como o Programa Águas Brasileiras e o Fundo do Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável, que vão garantir investimentos para revitalizar bacias e estruturar novos projetos de concessão e parcerias público-privadas. Além disso, minha intenção é buscar recursos da iniciativa privada para a prevenção de desastres, beneficiando ainda mais a população e os municípios.”