Ministro e Secretários

Ministro Rogério Marinho

Rogério Simonetti Marinho é economista e professor. Em fevereiro de 2020 foi nomeado para o cargo de Ministro do Desenvolvimento Regional pelo presidente da República Jair Messias Bolsonaro. Até então, estava à frente da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, onde atuou como um dos principais articuladores da Nova Previdência.

Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, foi deputado federal pelo Estado por três mandatos. À época, foi relator do projeto que mudou regras do FIES e atuou em prol da modernização da legislação trabalhista.

No estado, atuou como: vereador; presidente da Câmara Municipal de Natal; secretário municipal de Planejamento e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico

Secretários

Secretário - Executivo
Claudio Xavier Seefelder Filho

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Marília/SP – XXX Turma da Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha – FEESR. Procurador da Fazenda Nacional desde 31.07.2000. Atuação na Procuradoria-Seccional da Fazenda Nacional em Marília/SP no período de 31.07.2000 a 07.2004. Coordenador da Atuação da PGFN perante o STJ no período de 2005 a 2006. Coordenador-Geral de Representação Judicial da PGFN (CRJ/PGFN), de 01.01.2007 a 03.2013, com a atribuição de coordenar nacionalmente a representação judicial da PGFN, bem como defender a União nas causas de natureza fiscal perante TNU, TSE, TST, STJ e STF. Integrante do acompanhamento especial da Coordenação-Geral de Contencioso Tributário da PGFN (COCAT/PGFN) atuando perante o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) de 04.2013 a 01.2016. Procurador-Geral Adjunto e Procurador-Geral Substituto de 01.2016 a 08.03.2019. Desde 11.03.2019 atuando em defesa da Fazenda Nacional perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Mestrando em Direito Tributário e Desenvolvimento Econômico no Instituto de Direito Público de Brasília (IDP). 

Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano
Tiago Pontes Queiroz

Onze anos de experiência advocatícia voltada para o setor empresarial, atuando nos vários segmentos de assessoria jurídica à empresas, nas áreas de direito civil, contratos, trabalhista, previdenciário, relações de consumo, com especialização em direito tributário, mediação e arbitragem, além de atuação em eleitoral, também com especialização nesta área. Exerceu o cargo de Gerente Regional de Administração e Finanças da Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

Secretário Nacional de Habitação
Alfredo Eduardo dos Santos

Alfredo Eduardo dos Santos é economista e secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional.  Atuou no setor financeiro durante 27 anos e, há oito anos, trabalha na gestão de incorporações imobiliárias. Possui pós-graduação em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP); especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bacharelado em Direito pela Universidade Paulista (UNIP).

Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil
Alexandre Lucas Alves

O coronel Alexandre Lucas é formado em Ciências Militares, com ênfase em defesa social pela Academia Militar de Minas Gerais. Especialista em estratégias de segurança pública, atuou como secretário-executivo da Defesa Civil do estado mineiro, entre 2004 e 2010, e foi coordenador municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Belo Horizonte.Também tem cursos de aperfeiçoamento em redução de desastres naturais e prevenção de riscos na Alemanha.

Secretário Nacional de Saneamento
Pedro Ronald Maranhão Braga Borges

Pedro Ronald Maranhão Braga Borges é economista, empresário, gestor e atua desde a década de 80 em órgãos da administração pública. Atualmente, é secretário Nacional de Saneamento. Formado em Economia pela Universidade Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em 1982, nos cargos ocupados, teve atuação destacada em diversos projetos de infraestrutura, como chefe de gabinete e Ministro Interino do Ministério da Infraestrutura, além de relevante participação em programas de Desenvolvimento Regional.

Secretário Nacional de Segurança Hídrica
Secretário Sérgio Costa

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Desenvolvimento Regional com ênfase em agronegócios, Sérgio Luiz Soares de Souza Costa Brasileiro é secretário nacional de Segurança Hídrica. De 2006 a 2020, atuou na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), onde atuou como chefe de Fiscalização de Obras, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura e chefe do Centro de Controle e Operação do Projeto Integração do São Francisco, entre outros. Também atuou como coordenador regional para o Maranhão do Programa Água para Todos, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).