Notícias
11/10 – 3ª Conferência de mulheres de São Paulo, reúne mais de 1,5 mil
A 3ª Conferência Estadual de Política para Mulheres de São Paulo reuniu mais de 1,5 mil participantes para debater o tema inclusão da mulher no mercado de trabalho, como garantia de autonomia.
A ministra Iriny Lopes, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, e a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, estiveram presentes na abertura da conferência, considerada a maior já realizada no país.
A ministra ressaltou com contundência a construção da autonomia econômica, política, pessoal, cultural das mulheres brasileiras, como importante passo para a erradicação da miséria e pobreza e o enfrentamento à violência contra as mulheres, especialmente a violência doméstica.
INDEPENDENTE – “Mulher independente, tem auto-estima, se valoriza e constrói as condições para se livrar do seu agressor e impedir que seja vítima de qualquer tipo de violência”, afirmou a ministra.
Como todo o processo das conferências estaduais, a de São Paulo, congregou as propostas das 133 conferências municipais e regionais realizadas no estado.
Das propostas trazidas pelos municípios, são contempladas aquelas que atendam às necessidades das mulheres de São Paulo para serem discutidas na Conferência Nacional, em dezembro, disse a presidente do Conselho.
AUTONOMIA – "Vamos focar nas políticas públicas que impulsionem a autonomia financeira, econômica e política das mulheres", afirmou Rosemary Correa.
A Conferência debateu temas como a educação inclusiva; saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; direito à terra, moradia digna e infraestrutura social nos meios rural e urbano; cultura, comunicação e mídia igualitárias; enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia; autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho; e enfrentamento das desigualdades gerenciais que atingem as mulheres, especialmente às jovens e idosas.