Notícias
07/10 - Codesul instaura Comissão Permanente de Políticas para as Mulheres
A ministra Iriny Lopes da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ressaltou a importância da criação da Comissão de Políticas para as Mulheres do CODESUL/BRDE - Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
A Criação da comissão foi informada à ministra Iriny Lopes nesta quarta-feira (5/9), pela secretária executiva do Codesul Emília Fernandes. Com a criação da comissão, se instala no Conselho uma pauta permanente de proposição e construção de políticas para as mulheres na região que congrega os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
COMPROMISSO - Para a ministra, a Comissão reflete o avanço e o compromisso dos governos dos estados do sul em ampliar, fortalecer e efetivar as políticas para as mulheres na região de forma articulada em todos os estados.
A Comissão Permanente de Políticas para as Mulheres foi instalada durante reunião de governadores do CODESUL realizada em Porto Alegre/RS, no dia 29 de setembro, presidida pelo Governador Tarso Genro - Presidente do CODESUL, com a participação dos vice - presidentes do CODESUL, Governador Carlos Alberto Richa do Paraná, Raimundo Colombo de Santa Catarina e da Governadora em exercício de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet.
UNINDO FORÇAS - Para Emilia Fernandes, a articulação realizada em conjunto com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul e as manifestações recebidas de várias entidades estaduais, regionais e internacionais de mulheres em apoio à criação da Comissão de Políticas para as Mulheres do CODESUL, “dão a dimensão da importância e dos desafios que estes Estados têm, unindo forças, construído coletivamente, projetos e programas e, principalmente estimulando os órgãos governamentais e a sociedade na defesa da igualdade de direitos, enfrentamento à violência, desenvolvimento econômico, político e social das mulheres, fazendo a diferença nesta importante região do Brasil”.
MISSÃO - A Secretária de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Márcia Santana, Coordenadora da Comissão Permanente de Políticas para as Mulheres do CODESUL/BRDE, disse que a comissão terá a importante missão de avaliar as políticas de gênero executadas nos quatro Estados do CODESUL e propor novas políticas aos seus governadores. Além disso, a relação com os países fronteiriços aos Estados - Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai - também será fundamental na construção de políticas de enfrentamento ao tráfico de mulheres e meninas".