Notícias
05/10 – Ministra recebe vice-prefeita de Macaé e discute trabalho no pólo petrolífero
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes, recebeu a vice-prefeita de Macaé (RJ), Marilena Garcia, nesta terça-feira, 4, em seu gabinete em Brasília. Participaram ainda da reunião as assessoras do gabinete da ministra da SPM, Lena Azevedo, Ana Maria Magalhães e a coordenadora da Área do Trabalho, Eunice Léa.
No encontro, a vice-prefeita Marilena Garcia entregou à ministra Iriny Lopes um projeto para a inserção e qualificação de mulheres nos postos de trabalho gerados pela atividade petrolífera em Macaé.
A cidade é um dos 13 municípios da Bacia de Campos com capacidade de gerar 500 mil postos de trabalho até 2020.
CAPACITAÇÃO – O documento prevê a implantação imediata de cursos de capacitação profissional para as mulheres da região na área da cadeia produtiva de petróleo; a criação de um Programa Pró-Ensino Técnico para as mulheres com orientações sobre a demanda por profissional técnico qualificado e a apresentação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Durante a reunião, também foram discutidas a realização de um Fórum Municipal Regional para debater a política de qualificação profissional, de encontros com instituições empregadoras, além da criação, no município, da coordenação do orçamento participativo da mulher.
DESENVOLVIMENTO – A ministra Iriny Lopes disse à vice-prefeita que o projeto é importante para as mulheres “colocando-as como protagonistas do desenvolvimento local”.
A ministra informou que a equipe técnica da SPM irá analisar o projeto e, a partir daí, dialogar com parceiros como a Petrobrás e Instituições do Sistema S, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para solicitar apoio à iniciativa.