Notícias
Iriny Lopes abre conferência de SP e do Rio de Janeiro
A ministra Iriny Lopes participou, no último dia 3 de setembro, das conferências municipais de políticas para as mulheres nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Nos dois eventos a ministra defendeu os avanços na política de enfrentamento à violência contra a mulher e a construção de um plano nacional de autonomia econômica.
Em São Paulo, a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, realizada entre os dias 3 e 4 de setembro, reuniu mais de duas mil mulheres. “Essa conferência é importante para avançarmos com a política contra a violência com as mulheres. Construir uma nova cultura com mais respeito aos direitos das mulheres” ressaltou a ministra.
A abertura do evento contou com as ministra Iriny Lopes, a Secretária Municipal da Cultura, Eunice Souto; a Gestora da Coordenadoria da mulher Yolanda Sperli; Olga Caron da Secretaria Municipal da Saúde; o Secretário Municipal de Participação e Parcerias, Uebe Rezec; a Secretária Adjunta do Verde e Meio Ambiente, Leda Aschermann; Rosely Gati, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Rosemary Corrêa, do Conselho Estadual da Condição Feminina e o Secretário Municipal de Esportes, Bebeto Haddad.
No Rio de Janeiro, a 3ª Conferência Municipal das Mulheres do Rio de Janeiro, realizada pela Coordenadoria Especial de Promoção da Política para Igualdade de Gênero (CEPIG), da Prefeitura do Rio, também ocorreu entre 3 e 4 de setembro, com a participação de aproximadamente 600 participantes. O objetivo do evento foi promover o envolvimento da sociedade civil e do poder público visando fortalecer a autonomia, erradicar a pobreza extrema e contribuir para o exercício pleno da cidadania das mulheres cariocas.
|
A coordenadora da CEPIG, Terezinha Gomes de Magalhães falou sobre a importância do encontro: “o debate foi bastante propositivo, dessa forma estamos contribuindo para que nosso município ajude na discussão do futuro Plano Nacional de Políticas para as Mulheres”, disse. No encontro também foi determinado o regimento final dos delegados que vão participar da Conferência Estadual como representantes do município do Rio de Janeiro. |
Fonte: Ascom com assessorias de imprensa municipais de SP e RJ