3ª JORNADA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL RUMO À COP 30
A 3ª Jornada de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global rumo à COP 30 é um conjunto de ações que visam impulsionar a Educação Ambiental na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada no Brasil, em Belém (PA), em novembro de 2025. (Clique aqui para saber mais)
A ideia é reunir contribuições de pessoas, organizações e gestores públicos que reconhecem a Educação Ambiental como parte integrante do conjunto de soluções no enfrentamento da crise climática e queiram contribuir para ampliar o protagonismo da temática na agenda internacional sobre clima.
Para dar voz a essas pessoas, a Jornada é formada por uma série de eventos, chamados de pontos de parada, que são espaços de troca, reflexão e proposição de ideias sobre a participação da EA na agenda nacional e internacional, sobretudo na COP30. Cada ponto de parada é uma oportunidade de coletar contribuições para a Jornada, garantindo a escuta e a construção participativa desse processo.
A 3ª Jornada de EA rumo à COP30 é uma iniciativa do Departamento de Educação e Ambiental e Cidadania (DEA) do MMA.
Veja abaixo como você pode fazer parte desta Jornada!
Como eu posso participar da 3ª Jornada de Educação Ambiental rumo à COP30?
Há duas formas de participação:
1. Você pode participar dos eventos preparatórios, os pontos de parada. Consulte a programação e veja o que mais te interessa.
2. Você pode propor um ponto de parada, mesmo que seja um evento que já aconteceu. Para isso, consulte as próximas informações.
O que é um ponto de parada?
Os pontos de parada podem ser oficinas, congressos, diálogos ou diversos formatos de encontro que tenham como objetivo de coletar contribuições sobre o potencial da Educação Ambiental no enfrentamento da crise climática, preparando a discussão da temática para a COP 30.
Quem pode propor um ponto de parada?
Educadores ambientais, pesquisadores/as, estudantes, povos originários, gestores/as públicos, coletivos e organizações públicas, privadas ou da sociedade civil podem propor um ponto de parada. O evento precisa estar alinhado ao objetivo da 3ª Jornada, de coletar contribuições em Educação Ambiental para a COP 30.
Como organizar um ponto de parada?
Se o seu evento já aconteceu e você quer que ele seja reconhecido como um ponto de parada, ou se ele ainda vai acontecer, o procedimento é o mesmo:
Preencha o Cadastro de novos Pontos de Parada;
Em seguida, consulte o Guia para Documentação Visual e nossas Diretrizes para Submissão de Contribuições
Acesse o roteiro com as perguntas norteadoras para pontos de parada. Elas são fundamentais para orientar as reflexões e as contribuições que esperamos receber;
Após o evento, é fundamental que você preencha o Formulário de Contribuições. Esse é o documento que vai coletar as informações e garantir que as reflexões e resultados do seu ponto de parada façam parte da construção da Jornada! Esse também é o espaço para você enviar fotos e vídeos do evento, que ajudarão na missão de levar a Educação Ambiental à COP30.
Atenção! O Formulário de Contribuições deve ser preenchido até o dia 31 de julho!
Confira aqui as Cartas relacionadas à COP 30
Ou acesse o QR Code abaixo