Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Reconhecida emergência em sete cidades afetadas por desastres
Brasília (DF) - A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais sete cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (1). Confira mais detalhes abaixo:
Foram castigadas por fortes chuvas as cidades de Casca, Jaguari e e Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul. Já as também gaúchas Canela e Três Palmeiras foram atingidas por queda de granizo, e Montenegro obteve o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de vendaval.
Já a cidade de Girau do Ponciano, em Alagoas, passa por um período de estiagem.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Outras notícias
Cursos sobre desenvolvimento regional estão com inscrições abertas
Equipe técnica vistoria projetos sustentáveis no Xingu
Definidas diretrizes e prioridades dos Fundos de Desenvolvimento Regional