Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Reconhecida emergência em seis cidades afetadas por desastres
Brasília (DF) - A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais seis cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (3). Confira mais detalhes abaixo:
Passam por estiagem os municípios de Olho D'Água do Casado, em Alagoas, e Acopiara, no Ceará. Já Juramento, em Minas Gerais, e Martins, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Foi atingida por alagamentos a cidade de Quedas do Iguaçu, no Paraná, enquanto Palmitinho, no Rio Grande do Sul, obteve o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de vendaval.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Outras notícias
Barreiras SABO ajudam a reduzir riscos de desastres em áreas de encosta
Autorizado repasse de R$ 2,7 milhões para Roraima e dez cidades afetadas por desastres
Oficina debate segurança hídrica em preparação para a 3ª Conferência de Água da ONU