Notícias
Inclusão Socioeconômica
Parceria do MDS com a Coca-Cola já capacitou 12 mil pessoas
Foto: Roberta Aline / MDS
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu nesta terça-feira (16.09) com o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil e com a gerente sênior de Relações Governamentais da empresa, André Freitas e Elisa de Araújo, respectivamente. Durante a reunião, os representantes da marca apresentaram os resultados da parceria com o MDS a partir do programa Acredita no Primeiro Passo.
Firmada em agosto de 2024, o trabalho conjunto já proporcionou a capacitação de 12 mil pessoas no Brasil inteiro, superando a meta inicial de sete mil capacitações. A iniciativa inclui investimentos para a ampliação de cozinhas para ensinar e capacitar microempreendedores, levando novas estruturas a comunidades em situação de vulnerabilidade.
Por meio do projeto “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”, em parceria com o Sebrae Nacional, brasileiros tiveram acesso a capacitações voltadas ao empreendedorismo. “A gente tinha ali uma meta inicial de sete mil capacitações e a gente já chegou a 12 mil pessoas capacitadas nessa trilha virtual do Sebrae para empreendedorismo”, reforçou André Freitas.
Além das capacitações, dez cozinhas já foram entregues na primeira fase em: Manaus; Belém; Macapá; Ilha do Marajó; São José do Ribamar; Teresina; São Paulo; e Rio de Janeiro.
Em Macapá, por exemplo, a ideia é oferecer 1.200 refeições por mês. “A cozinha é um lugar de capacitação, as pessoas que vão trabalhar na cozinha saem com formação para trabalhar no ramo da gastronomia”, afirmou Elisa Araújo.
O ministro Wellington Dias reforçou a importância dos bons resultados e ressaltou que é fundamental identificar as iniciativas que mais precisam de apoio. “É importante realizar um cruzamento de dados para saber quais são esses pequenos negócios que precisam de apoio e que estão no nosso Cadastro Único”, finalizou.
Assessoria de Comunicação – MDS