A SAGICAD é responsável pela gestão federal do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) e pela avaliação e monitoramento de ações, programas e políticas do MDS. Exerce essa tarefa em articulação com os estados, os municípios e o Distrito Federal. O Cadastro Único permite conhecer as famílias mais pobres e vulneráveis do país e incluí-las em programas destinados a elas.
Outra importante missão da SAGICAD é identificar as melhores estratégias para aperfeiçoar e apoiar a execução das políticas públicas sob responsabilidade do MDS. Isso é feito por meio da realização de estudos e pesquisas, além do desenvolvimento de conceitos e ferramentas que auxiliam na gestão da informação do Ministério.
DESTAQUE
Destaques Anteriores
Sagicad lança o Portal de Evidências
Iniciativa visa apoiar a transparência e a tomada de decisão baseada em evidências de indicadores, estudos, pesquisas e relatórios dos programas do MDS
O Cadastro Único
O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população que reside em todo território nacional. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa da família, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
Deste modo, o Cadastro Único proporciona um mapa da parcela mais pobre e vulnerável da população brasileira, permitindo aos governos federal, estadual, municipal e distrital saber quem são, onde moram, como vivem e do que necessitam essas famílias. Isso facilita o diagnóstico para a criação de novos programas e a organização da oferta de serviços para essa população, além da seleção de público para esses programas e serviços.