O Programa Gás do Povo é a nova política pública federal que amplia e fortalece o acesso ao gás de cozinha no Brasil. Substituindo o Auxílio Gás dos Brasileiros, o Programa garante a gratuidade na recarga do botijão de GLP (13 kg) em revendas credenciadas para mais de 15 milhões de famílias, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas. Com esta mudança, o Governo Federal assegura que o benefício seja utilizado diretamente para proteger a saúde das famílias e promover a dignidade e a cidadania energética.
Além de aliviar o custo do gás, o Programa Gás do Povo integra políticas públicas para fortalecer o acesso das famílias a direitos básicos como saúde e segurança alimentar. Ao oferecer o botijão gratuito, o Programa busca reduzir a dependência de combustíveis alternativos prejudiciais, como a lenha, e assim melhorar a qualidade de vida, especialmente de mulheres e crianças, que são as mais expostas aos riscos da poluição domiciliar e acidentes.
Quem tem direito?
Para ter direito ao Programa Gás do Povo, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), com registro atualizado há pelo menos 24 meses, e possuir renda familiar per capita mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo. O Programa prioriza famílias beneficiárias do Bolsa Família e aquelas com duas ou mais pessoas em sua composição. É fundamental que o Responsável Familiar mantenha o CPF regularizado e atualizado no CadÚnico.
Como Receber?
Em primeiro lugar, é preciso que a família atenda aos critérios de elegibilidade e esteja com o CadÚnico atualizado. A seleção das famílias é feita de forma automatizada. Uma vez selecionada, a família receberá um vale para a recarga gratuita do botijão de gás, que poderá ser utilizado nas revendas credenciadas.
A retirada do botijão pode ser feita de três formas:
- Cartão Bancário do Bolsa Família (com chip);
- Cartão de Débito da CAIXA;
- Via CPF do beneficiário e código de validação no celular;
As primeiras recargas começam em novembro de 2025, com totalidade até março de 2026. A quantidade de recargas anuais varia de 4 a 6 botijões, conforme o tamanho da família.
Assistência Social
Gás do Povo
Na capital baiana, mães solo e donas de casa celebram chegada do Gás do Povo
Chefes de família em Salvador destacam melhora na organização financeira com novo programa do MDS, que garante botijão de gás gratuitamente às famílias do Cadastro Único
Assistência Social
Gás do Povo
MDS investe R$ 94 milhões na primeira fase do Gás do Povo. Wellington Dias participa do início das entregas em São Paulo
O Governo do Brasil começou a entrega direta de botijões em dez capitais. Nesta etapa, programa deve atender cerca de 1 milhão de famílias e estruturar caminho para alcançar mais de 15 milhões de lares até março de 2026
Assistência Social
Desenvolvimento Social
Gás do Povo tem início em Teresina
Cerca de 37 mil beneficiários vão receber gás de cozinha gratuitamente na primeira fase da operação na capital do Piauí