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Estratégia de Prevenção da Obesidade

Info
Estratégia de Prevenção da Obesidade para Brasileiras e Brasileiros: Obesidade como um problema social, com abordagem intersetorial e interseccional – 2025-2035
Estratégia de Prevenção da Obesidade para Brasileiras e Brasileiros: Obesidade como um problema social, com abordagem intersetorial e interseccional – 2025-2035

A obesidade, assim como a fome, é uma questão social que atinge de forma desigual a população mais vulnerável e demanda abordagens que articulem ações intersetoriais e interseccionais. Para além de uma perspectiva individual, a obesidade está intrinsecamente relacionada a determinantes sociais, que incluem o ambiente alimentar obesogênico, as desigualdades de renda e de escolaridade, a publicidade de alimentos não saudáveis, os estigmas sociais, o racismo estrutural e as políticas urbanas, cujas lacunas contribuem para o aumento de comportamentos sedentários e deficiências de mobilidade nas cidades. Importante ainda citar que desertos e pântanos alimentares têm se revelado determinante crítico da obesidade em nível populacional, uma vez que influencia diretamente o acesso e o consumo de alimentos saudáveis, impactando a segurança alimentar e nutricional da população, principalmente entre grupos populacionais em situação de vulnerabilidade.

Em 2025, o Brasil celebra um marco histórico com a saída do país do Mapa da Fome, ao registrar prevalência de subalimentação inferior a 2,5% no triênio 2022–2024, em contraste com os 5,7% observados entre 2004–2006 (FAO, 2025) — resultado da retomada e do fortalecimento de políticas públicas intersetoriais de segurança alimentar e nutricional, como o Plano Brasil Sem Fome, o Programa Bolsa Família, o III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan 2024-2027), a Reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a Estratégia Alimenta Cidades, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Cozinha Solidária, o Programas Cisternas, além de outras medidas como valorização do salário mínimo, crédito para a produção de alimentos pela agricultura familiar (Pronaf), incentivo à qualificação profissional, ao emprego e ao empreendedorismo. Apesar dos avanços, persistem desafios estruturais, como evidenciado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD de 2024: 3,2% dos domicílios brasileiros ainda vivenciaram insegurança alimentar grave, tendo cerca de 2,5 milhões de domicílios com privação quantitativa de alimentos, o que atingiu adultos, crianças e adolescentes. A IA é ainda mais agravante quando se observa a perspectiva racial, pois em domicílios com responsáveis de cor parda a IA grave foi de 56,9%, mais que o dobro da parcela que representa os domicílios cujo responsável é de cor branca, 24,4%. Portanto, em um mesmo contexto social de fome e pobreza, a obesidade se projeta como epidemia importante no país.

Referência: MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, FAMÍLIA E COMBATE À FOME. Brasil sai do Mapa da Fome da ONU: conquista histórica reflete políticas públicas eficazes. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, 28 jul. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/brasil-sai-do-mapa-da-fome-da-onu-conquista-historica-reflete-politicas-publicas-eficazes
FAO; IFAD; UNICEF; WFP; WHO. The State of Food Security and Nutrition in the World 2025 – Addressing high food price inflation for food security and nutrition. Rome: FAO, IFAD, UNICEF, WFP, WHO, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.4060/cd6008en. Acesso em: 15 out. 2025.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION. Brasil voltou a sair do Mapa da Fome. Food and Agriculture Organization, 13 ago. 2025. Disponível em:
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Segurança Alimentar 2024. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), , 2025. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id;=2102212


No cenário internacional, observa-se uma mudança significativa no perfil epidemiológico: pela primeira vez, a obesidade desponta como a principal demanda em saúde pública, superando a prevalência de baixo peso entre crianças e adolescentes em idade escolar (9,4% contra 9,2%). Em números absolutos, estima-se que 188 milhões de jovens entre 15 e 19 anos estejam vivendo com obesidade em 2025, em comparação com 184 milhões em situação de baixo peso. Esse quadro reflete uma transição global, na qual a obesidade já supera o baixo peso em todas as regiões do mundo, com exceção da África Subsaariana e do Sul da Ásia, reforçando a urgência de políticas integradas que articulem segurança alimentar, equidade social e promoção da saúde.

Referência: Referência: FAO; IFAD; UNICEF; WFP; WHO. The State of Food Security and Nutrition in the World 2025 – Addressing high food price inflation for food security and nutrition. Rome: FAO, IFAD, UNICEF, WFP, WHO, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.4060/cd6008en. Acesso em: 15 out. 2025.


O excesso de peso e a obesidade continuam em trajetória ascendente. Segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) publicada em 2023, 61,4% das pessoas com 18 anos ou mais, residentes nas capitais brasileiras e no Distrito Federal, apresentavam excesso de peso, e 24,3% tinham obesidade. Ressalta-se que o agravamento da obesidade é mais evidente entre indivíduos com menor nível de escolaridade. A prevalência da condição é de 26,9% entre adultos com até 8 anos de estudo, enquanto entre aqueles com 12 anos ou mais de escolaridade, o índice é de 22,7%.

Referência: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2023: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2023.


Estudo a partir das informações da Pesquisa Nacional de Saúde e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), revelou que as mulheres que se autodeclararam negras apresentaram maiores prevalências de excesso de peso (58,8%) e obesidade (24,5%), em comparação a mulheres brancas. As mulheres negras com mais de 1 salário-mínimo apresentaram maior prevalência de excesso de peso (59,2%), se comparadas às mulheres brancas com mesma renda. Ainda, cabe destacar que o contexto de insegurança alimentar e nutricional e obesidade em mulheres negras de baixa renda se agrava diante das privações de proteção social e de segurança econômica. Além disso, o excesso de peso nessas populações expressa as desigualdades nutricionais e também o impacto cumulativo da discriminação racial, do estresse crônico e das adversidades socioeconômicas sobre a saúde metabólica.

Referências: CALDEIRA, T. C. M. et al. Documento técnico contendo sistematização e análise de estudos sobre Avaliação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar – EBIA, consumo alimentar (segundo a classificação NOVA) e excesso de peso e obesidade e a interseccionalidade de raça/cor, gênero e renda no Brasil a partir de dados secundários. Carta Acordo celebrada entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - FAO e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnologia - FINATEC (7421 - FAO/FINATEC), 2023.
BRITO, R. C. S. et al. Association between Food Insecurity and Overweight: a Systematic Review based on Intersectionality of Gender and Race/Color. Nutrition Reviews, p. nuaf152, 25 ago. 2025.


Em crianças, dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), realizado em 2019, revelaram que, entre as 14.558 avaliadas, a prevalência de excesso de peso em menores de cinco anos no Brasil foi de 10,1%. A faixa etária de 12 a 23 meses apresentou a maior prevalência, com 13,7%. Já a obesidade atingiu 3,0% das crianças menores de cinco anos.

Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Estado Nutricional Antropométrico da Criança e da Mãe: Prevalência de indicadores antropométricos de crianças brasileiras menores de 5 anos de idade e suas mães biológicas. 7. ENANI 2019. Rio de Janeiro: UFRJ, 2022.


Entre crianças e adolescentes brasileiros, a prevalência de obesidade tem crescido de forma expressiva nas últimas décadas. De acordo com estimativas internacionais, a taxa de obesidade entre meninas de 5 a 19 anos aumentou de 3,1% em 1990 para 14,3% em 2022, enquanto entre meninos passou de 3,1% para 17,1% no mesmo período.

Referência: NCD RISK FACTOR COLLABORATION (NCD-RisC). Global, regional, and national prevalence of child and adolescent overweight and obesity, 1990–2022, with forecasts to 2050: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2022. The Lancet, v. 403, n. 10431, p. 1030–1048, 2024.


O Brasil ocupava, em 2022, a 54ª posição no ranking global de obesidade infantil. Projeções indicam que, mantidas as tendências atuais, mais da metade das crianças e adolescentes brasileiros poderá apresentar excesso de peso até 2035. Estima-se que uma em cada três crianças no País já esteja com sobrepeso, com um crescimento anual projetado de 1,8% entre 2020 e 2035.

Referência: WORLD OBESITY FEDERATION. Atlas Mundial da Obesidade 2024. Tradução e adaptação: Painel Brasileiro da Obesidade (PBO)/Instituto Cordial. Fórum DCNTs, 2024.


A relação entre sistema alimentar, crise climática e obesidade configura-se um fenômeno sindêmico, no qual diferentes crises globais — obesidade, fome, crise climática — interagem e compartilham determinantes estruturais comuns. A organização atual dos sistemas alimentares, centrada na produção intensiva de commodities agrícolas e na ampla oferta de alimentos ultraprocessados, contribui significativamente para as emissões de gases de efeito estufa, desmatamento e degradação ambiental — fatores que intensificam a crise climática. Somado a esse contexto, os efeitos das mudanças no clima comprometem a produção agrícola, impactando no preço dos alimentos e criando barreiras no sistema alimentar que podem reduzir o acesso à alimentação adequada e saudável, influenciando significativamente em padrão de consumo que contribui para o aumento da obesidade no país.

Referências: SWINBURN, B. A. et al. The Global Syndemic of Obesity, Undernutrition, and Climate Change: The Lancet Commission report. The Lancet, v. 393, n. 10173, p. 791–846, fev. 2019
FAO; IFAD; UNICEF; WFP; WHO. The State of Food Security and Nutrition in the World 2025 – Addressing high food price inflation for food security and nutrition. Rome: FAO, IFAD, UNICEF, WFP, WHO, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.4060/cd6008en. Acesso em: 15 out. 2025.
GARRIDO, G. et al. The Role of Food Consumption in the Global Syndemic: A Scoping Review and Conceptual Model. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 22, n. 6, p. 897, 5 jun. 2025.


As mudanças no padrão alimentar com aumento crescente do consumo de ultraprocessados, têm contribuído para o risco da obesidade. Observa-se aumento progressivo na participação dos alimentos ultraprocessados na alimentação dos brasileiros, ao passo que a ingestão de alimentos in natura e minimamente processados tem diminuído. Ao avaliar dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares e comparar os períodos de 2008-2009 e 2017-2018, foi registrado um incremento de 1,02 ponto percentual (p.p.) no consumo de alimentos ultraprocessados, apresentando variações significativas entre grupos específicos: aumento entre a população negra foi de +2,04 p.p., entre os povos indígenas foi de +5,96 p.p. e entre indivíduos do menor quintil de renda, foi uma variação de +3,54 p.p., enquanto no maior quintil de renda, observou-se uma redução no consumo desses alimentos (-1,65 p.p.).

Referências: LANE, M. M. et al. Ultra-processed food exposure and adverse health outcomes: umbrella review of epidemiological meta-analyses. BMJ, p. e077310, 28 fev. 2024
LOUZADA, M. L. D. C. et al. Consumo de alimentos ultraprocessados no Brasil: distribuição e evolução temporal 2008–2018. Revista de Saúde Pública, v. 57, n. 1, p. 12, 15 mar. 2023.


O complexo cenário de desigualdades, os desafios do sistema alimentar e a influência dos determinantes sociais, ambientais, econômicos e culturais exigem um olhar interseccional e ações intersetoriais integradas, direcionadas para a promoção da segurança alimentar e nutricional, para a prevenção da obesidade e para o enfrentamento dos determinantes estruturais, abrangendo, portanto, ações que não se concentram apenas na abordagem do indivíduo.

Referências: BRITO, R. C. S. et al. Association between Food Insecurity and Overweight: a Systematic Review based on Intersectionality of Gender and Race/Color. Nutrition Reviews, p. nuaf152, 25 ago. 2025.
FERREIRA, S. R. G. et al. Determinants of obesity in Latin America. Nature Metabolism, v. 6, n. 3, p. 409–432, 4 mar. 2024. DISSEN, A.; UCHMANOWICZ, I.; CZAPLA, M. Obesity: A call to action. Advances in Clinical and Experimental Medicine, v. 34, n. 4, p. 473–477, 8 abr. 2025.
FAO; IFAD; UNICEF; WFP; WHO. The State of Food Security and Nutrition in the World 2025 – Addressing high food price inflation for food security and nutrition. Rome: FAO, IFAD, UNICEF, WFP, WHO, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.4060/cd6008en. Acesso em: 15 out. 2025.


A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), atualizou e coordenou a instituição da nova Estratégia Intersetorial de Prevenção da Obesidade..

A nova Estratégia foi pactuada intersetorialmente no Pleno Ministerial da Caisan - que conta com 24 Ministérios - e também recebeu colaborações de representantes de vários setores do Governo Federal, de organizações da sociedade civil, de organismos internacionais, de pesquisadores e de especialistas.

Estratégia de Prevenção da Obesidade Premissas

A Estratégia propõe promover ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis, envolvendo ações articuladas com outras iniciativas, vinculadas à produção, acesso, abastecimento e consumo de alimentos adequados e saudáveis, incluindo propostas voltadas aos espaços urbanos promotores de alimentação adequada e saudável e à mobilidade urbana. Também aborda os preconceitos e estigmas relacionados a essa condição, destacando que a obesidade é um problema coletivo e não individual e prioriza o cuidado com crianças e adolescentes, a fim de assegurar um futuro mais saudável para as futuras gerações.

Objetivos

I - incentivar a amamentação de crianças até os dois anos de idade ou mais, de forma exclusiva nos primeiros seis meses de idade;
II - incentivar a diversidade da alimentação complementar às crianças brasileiras e a redução da exposição a alimentos ultraprocessados e ao seu consumo;
III - reduzir a prevalência de obesidade em crianças;
IV - deter o crescimento de obesidade entre adultos;
V - promover ambientes alimentares e espaços urbanos mais saudáveis, prioritariamente em áreas de desertos e pântanos alimentares;
VI - aumentar o acesso e o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados;
VII - reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados;
VIII - promover a prática de atividade física e a redução do comportamento sedentário; e
IX - conscientizar a população sobre os impactos sociais da obesidade.

Os objetivos estão propostos em três eixos:

Eixo 1 - Ambientes alimentares e espaços urbanos saudáveis
Eixo 2 - Sistema de proteção social e cuidados integrados
Eixo 3 - Mobilização e engajamento social

Cada um desses eixos possui diretrizes que orientam ações e metas pactuadas em nível federal e que compõem um Plano Operativo, a fim de orientar o monitoramento e avaliação dos resultados.

Infográfico

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Decreto que institui a Estratégia de Obesidade
Material Orientador da Estratégia
Plano Operativo da Estratégia de Obesidade
Materiais e Programas Complementares
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© World Obesity

A Estratégia propõe abordar e superar o estigma e a discriminação associados à obesidade, sendo um chamamento à população, aos governos (estaduais e municipais) e à sociedade civil para a compreensão e abordagem da obesidade como uma questão social e interseccional para todas e todos

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