Bem-vindo à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA)!
É uma rede nacional de bancos de alimentos comprometida com a redução do desperdício de alimentos e a promoção do direito humano à alimentação adequada.
A Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA) foi criada pela Portaria nº 17, de 14 de abril de 2017, e restituída pelo Decreto nº 12.512, de 12 de junho de 2025. Ela reúne bancos de alimentos de todo o Brasil com o objetivo de reduzir perdas e desperdício de alimentos e promover o direito humano à alimentação adequada.
A RBBA promove a troca de experiências entre seus integrantes, incentiva pesquisas, articula parcerias estratégicas e apoia a qualificação dos bancos de alimentos. O funcionamento da RBBA é regulamentado pela Portaria nº 192 de 2 de setembro de 2025.
A Rede é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Atualmente, a RBBA reúne 194 bancos de alimentos que podem ser:
- Bancos públicos,
- Equipamentos do Serviço Social do Comércio (Rede Sesc Mesa Brasil),
- Localizados dentro de Centrais de Abastecimento (Ceasas) e
- Organizações da sociedade civil (OSCs).
Por meio de suas iniciativas, a RBBA reforça o compromisso com a redução do desperdício, a promoção da alimentação adequada, a sustentabilidade e a adoção de práticas de economia circular.
Vantagens de Aderir a RBBA
Aderir à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA) proporciona diversos benefícios que fortalecem a atuação dos bancos de alimentos:
- Capacitação e Suporte Técnico: Acesso a treinamentos exclusivos, manuais atualizados e recursos técnicos que auxiliam na gestão e operação eficiente dos bancos de alimentos.
- Visibilidade e Parcerias Estratégicas: Os bancos aderidos ganham maior visibilidade, com destaque para suas ações em campanhas e eventos nacionais, além de apoio na articulação de parcerias públicas e privadas.
- Prioridade em Mobilizações e Doações: O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) prioriza os membros da RBBA na indicação de potenciais beneficiários para doações em iniciativas nacionais e regionais.
- Acesso a Ferramentas de Gestão: Em breve, os participantes poderão utilizar sistemas digitais de apoio à gestão, otimizando o planejamento e a execução das atividades diárias.
Como Aderir a RBBA
Com a publicação da Portaria MDS nº 192, de 2 de setembro de 2025, a adesão à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA) passará a ser realizada por meio eletrônico.
Enquanto o sistema informatizado não estiver disponível, o processo deverá ser feito provisoriamente por e-mail, encaminhando a documentação para o endereço institucional da Coordenação-Geral de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (CGESAN): cgesan@mds.gov.br.
Relatórios e Dados
Em 2024, a RBBA arrecadou mais de 72.920,09 toneladas de alimentos. Para acessar mais detalhes, clique no link RBBA em números. Para acessar o números da RBBA dos anos anteriores acesse: Relatórios Anuais de Atividades ao final da página.
Documentos Necessários para Adesão
Para aderir à RBBA, o Banco de Alimentos deve atender aos requisitos da Portaria nº 192/2025 e encaminhar os seguintes documentos:
- Ficha com Dados Gerais do Banco de Alimentos, devidamente preenchida (modelo disponível para download: segue anexo para disponibilização)
- Comprovante de registro ativo no respectivo conselho de classe do responsável técnico (nutricionista, engenheiro agrônomo ou engenheiro de alimentos);
- Relatório anual de atividades do exercício anterior conforme Anexo II da Portaria (modelo disponível para download: segue anexo para disponibilização);
- Regimento interno do Banco de Alimentos, assinado pelo responsável técnico ou administrativo;
- Alvará sanitário ou documento oficial que comprove sua dispensa;
- Manual de Boas Práticas, elaborado conforme as diretrizes da ANVISA e aprovado pelo responsável técnico.
Etapas Finais
Após a análise da documentação, caso o pedido seja aprovado, o responsável pelo Banco de Alimentos será orientado a assinar o Termo de Adesão via SEI. Em seguida, será publicada a Portaria de Adesão à RBBA.
Obs.: Caso o banco de alimentos seja municipal e público, a ficha de identificação deverá ser assinada pelo Prefeito. (que é o representante legal dos bancos municipais)
Relatórios e Dados
Em 2024, a RBBA arrecadou mais de 72.920,09 toneladas de alimentos. Para acessar mais detalhes, clique no link RBBA em números.
Para acessar o números da RBBA dos anos anteriores acesse: Relatórios Anuais de Atividades ao final da página.
Encontre um Banco de Alimentos Perto de Você
Quer conhecer os bancos de alimentos cadastrados na Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA)? Disponibilizamos a lista completa com o nome, endereço e contato dos bancos aderidos em todo o Brasil.
Com essas informações, você pode localizar facilmente os bancos mais próximos, entrar em contato e descobrir como apoiar suas ações ou ser beneficiado por esses importantes equipamentos de segurança alimentar e nutricional.
Precisa de ajuda?
Para dúvidas ou suporte, entre em contato conosco pelo e-mail cgesan@mds.gov.br ou contato (61) 2030-1105.