Notícias
POLÍTICA DE CUIDADOS
No Chile, Wellington Dias troca experiências sobre Política de Cuidados
Em agenda no Chile, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visitou, nesta quarta-feira (26.03), o Centro de Bem-Estar Comunitário Rucalaf. A unidade faz parte do Sistema da Política de Cuidados na Comuna de La Renca, localizada na Região Metropolitana de Santiago. O prefeito, Cláudio Castro, apresentou ao ministro as políticas desenvolvidas na área.
Com o ministro Wellington Dias, também por parte do MDS, participaram da atividade a secretária de Cuidados e Família, Laís Abramo, o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, e o chefe da Assessoria Internacional do MDS, Renato Godinho. Durante a visita, o ministro ressaltou a importância de parcerias e cooperações com outros países.
“Nosso intuito é conhecer boas práticas em Cuidados pensando na política em nosso país. Este centro, por exemplo, é um uma mistura de creche com educação infantil e que também recebe adolescentes e, por meio dos cuidados aqui prestados, permite que as mães dessas crianças possam trabalhar. Queremos fortalecer as parcerias já existentes com o Chile e ainda outros países do mundo voltadas à política de cuidados”, declarou Wellington Dias.
No centro comunitário Rucalaf, que na língua dos povos originários mapuche é traduzido como “Casa da Alegria”, o prefeito Cláudio Castro realizou uma palestra para explicar como funciona o Sistema de Cuidados Renca Te Cuida. Parte da Política de Cuidados da Comuna de La Renca, o sistema consiste em uma rede de 38 serviços disponíveis para diversos públicos-alvo.
"As crianças e adolescentes vêm ao centro para receber uma atenção especial aqui no que se refere à saúde mental", explicou o prefeito. "Os colégios que não têm capacidade de atender completamente esses jovens e crianças, enviam as crianças para o atendimento no centro de cuidados”, complementou Cláudio Castro.
O centro Rucalaf oferece cuidados como terapia ocupacional para crianças e adolescentes com dificuldades psicomotoras. Além disso, a iniciativa articula serviços de cuidados existentes e implementa estratégias progressivas para fomentar a corresponsabilidade dos cuidados entre homens e mulheres.
O prefeito também falou sobre o programa Renca Contigo, estratégia de acompanhamento da criança desde bebê até completar 19 anos. Para isso, aplicou sete programas, que utilizam como exemplo atividades desenvolvidas na cidade de Sobral, no Ceará, a partir de estudos da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos. "O impacto é muito positivo porque a atenção à saúde mental dentro do colégio traz um olhar diferenciado”, afirmou a diretora do centro Rucalaf, Paloma Lira.
Para estruturar esse sistema de Cuidados, a Comuna de La Renca fez um censo dentro da cidade para verificar quantas pessoas apresentavam alguma situação de vulnerabilidade e basear nessas necessidades uma Política Local de Cuidados.
Inclusão socioeconômica de cuidados
O titular do MDS perguntou sobre o que tem sido feito em relação à inclusão socioeconômica de cuidadores e cuidadoras. O prefeito de Renca explicou que o governo central chileno dá um apoio para a inserção no mercado de trabalho. "O principal desafio e a principal contribuição do plano local é conseguir distribuir de maneira mais inteligente os diversos apoios do governo federal para a população local", afirmou Cláudio Castro.
Ainda na atividade, Wellington Dias destacou a Política de Cuidados do Brasil e o trabalho desenvolvido pelo MDS na prioridade de uma política voltada, principalmente, para mulheres cuidadoras, e também composta por lazer, trabalho e estudo. O ministro abordou os planos do governo brasileiro para escola em tempo integral e cuidotecas.
A secretária Laís Abramo explicou como funciona a Política de Cuidados brasileira e sua construção, desde o início de 2023, dialogando com o Congresso Nacional, até a sua aprovação. Ela ressaltou a importância da Cooperação Sul-Sul e que as experiências desenvolvidas no Chile e em outros lugares da América Latina contribuíram como exemplos concretos para construir a Política de Cuidados do Brasil.
Assessoria de Comunicação - MDS