Notícias
Desenvolvimento Social
Wellington Dias participa de sessão em homenagem à 21ª edição do ATL
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou, nesta terça-feira (8.04), ações da pasta em prol dos povos indígenas e defendeu a importância de pautas levantadas por eles para garantir direitos e oportunidade de melhoria em diversas áreas. As afirmações foram feitas durante Sessão Solene em Homenagem à 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), realizada no Plenário da Câmara dos Deputados.
“Atendemos milhares de famílias dos povos indígenas, com transferência de renda, com Benefício de Prestação Continuada (BPC), com programas de complementação alimentar, mas também aquilo que faz melhorar a renda, a produção do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Fomento Rural, apoio à produção, cada vez com melhor qualidade, cisternas e outras ações de qualificação. Assim que vamos colocar, em nome do governo do presidente Lula, cada vez mais qualidade para os povos indígenas”, ressaltou Dias.
A ação faz parte da programação do Acampamento Terra Livre, a maior mobilização indígena do Brasil, que teve início nesta segunda-feira (7.04) e segue até sexta-feira (11.04), em Brasília (DF). Com o tema “APIB somos todos nós: Em defesa da Constituição e da vida”, o evento reúne povos indígenas de todas as regiões do país.
Entre as pautas apresentadas pelos indígenas no ATL estão a defesa dos direitos indígenas previstos na Constituição Federal, conflitos em territórios, demarcação de terras e a resistência contra a mineração.
Acampamento Terra Livre
O Acampamento Terra Livre é uma mobilização nacional da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), realizada todo ano desde 2004, para dar visibilidade à situação dos direitos indígenas e reivindicar do Estado Brasileiro o atendimento das demandas.
Criada em 2005, a Apib é uma instância de referência nacional do movimento indígena no Brasil, que aglutina organizações regionais indígenas e tem o objetivo de fortalecer a união dos povos, a articulação entre as diferentes regiões e organizações indígenas do país, além de mobilizar os povos e organizações indígenas contra as ameaças e agressões aos direitos indígenas.
Assessoria de Comunicação - MDS