Notícias
Intercâmbio
Ministro interino Osmar Júnior recebe representantes de universidade chinesa
Com o objetivo de conhecer melhor as ações e políticas sociais do Brasil voltadas ao combate à fome, um grupo de alunos e professores da Universidade de Tsinghua de Pequim foi recebido pelo ministro interino, Osmar Júnior, nesta terça-feira (21.01). Durante a reunião, foram apresentadas as principais políticas desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O ministro interino afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca o aprofundamento das relações entre Brasil e China no âmbito do combate à fome e à pobreza. "Dessa forma, nasceu a proposta da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que foi aprovada, e o Brasil e a China têm papel decisivo para o êxito desse empreendimento", destacou.
Osmar citou o Bolsa Família como exemplo de programa de transferência de renda que garante o acesso a direitos básicos, como a alimentação. Ele também deu destaque para o incentivo dado aos agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que gera renda aos produtores e fornece alimentos de qualidade e saudáveis a quem mais precisa.
Questões sobre os padrões de avaliação e critérios que o Brasil utiliza para classificar os níveis de pobreza e insegurança alimentar também foram levantadas no encontro. A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, também participou da reunião e deu o exemplo do Cadastro Único.
Ela explicou que o instrumento garante o acesso às políticas públicas e aos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal, além de auxiliar na orientação de políticas de segurança alimentar.
Assessoria de Comunicação - MDS