Notícias
Desenvolvimento Social
MDS e IPEA firmam acordos para reforçar políticas de cuidados e inclusão socioeconômica
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) firmou novas parcerias com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). As medidas contemplarão dois eixos: políticas de cuidados e inclusão socioeconômica. O ministro Wellington Dias e a presidente do IPEA, Luciana Servo, assinaram os documentos nesta quinta-feira (19.12), em Brasília.
A secretária de Cuidados e Família, Laís Abramo, e o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, pastas que integram o MDS, participaram da reunião para assinaturas do acordo. Segundo o ministro Wellington Dias, as novas parcerias ampliarão o espaço de públicos prioritários na política social, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua.
“Para 2025, daremos um olhar ainda mais especial a essas populações, a partir da nova política de cuidados. Além disso, também vamos continuar atuando em uma política focada no emprego e no empreendedorismo, para que, com crédito e assistência, essas famílias possam elevar a renda, superar a miséria, superar a pobreza e avançar para uma vida melhor”, declarou o ministro.
A parceria relacionada à Secretaria de Cuidados e Família é ampla e contém metas relativas à produção de pesquisas sobre o uso do tempo, sobre equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que atendem as populações em maior vulnerabilidade, além de avaliações dos instrumentos compreendidos no Plano Nacional de Cuidados, entre outras iniciativas.
Já o protocolo de intenções firmado na área de inclusão socioeconômica, tem como ponto central a formação de parceria no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo, a partir do desenvolvimento de estudos e pesquisas que ofereçam suporte técnico e institucional às ações de inclusão socioeconômica voltadas ao público inscrito no Cadastro Único.
A parceria pretende viabilizar o mapeamento de demandas produtivas, identificar oportunidades de trabalho e renda, além de identificar novas ocupações e negócios nos diversos setores econômicos, promovendo maior integração entre políticas públicas e as necessidades do mercado.
“Essa é a função de IPEA, assessorar o Estado brasileiro para ter políticas mais efetivas já somos parceiros do MDS e vamos reforçar essa parceria com assinatura desse termo de execução, esse protocolo intenções, em duas áreas fundamentais que são a política de cuidados e família e de inclusão socioeconômica”, afirmou a presidente do IPEA, Luciana Servo.
Assessoria de Comunicação - MDS