Notícias
Desenvolvimento Social
MDS e UNICEF reforçam parceria para fortalecer políticas públicas para a infância e adolescência
Foto: Roberta Aline / MDS
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu nesta quarta-feira (22.10) o novo representante do UNICEF no Brasil, Joaquin González-Aleman, para uma reunião de trabalho que marcou o reforço da parceria estratégica entre as instituições. O encontro, realizado em Brasília, tratou do aprofundamento de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento infantil, proteção social e combate à pobreza.
Wellington Dias deu as boas-vindas ao novo representante do UNICEF e destacou os avanços da parceria já consolidada entre as instituições. “Temos um Memorando de Entendimento focado no desenho, implementação e monitoramento de políticas de transferência de renda, assistência social, segurança alimentar e desenvolvimento infantil”, afirmou o ministro.
O ministro também agradeceu o reconhecimento do UNICEF aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) como Unidades Amigas da Primeira Infância, iniciativa que integra unidades de saúde, educação e assistência social em nove capitais brasileiras. “Esta é uma estratégia fundamental para promover serviços de excelência com um olhar intersetorial”, complementou.
Wellington Dias destacou ainda o apoio do UNICEF ao Observatório do Cadastro Único, que já beneficia mais de 2.000 municípios, e à articulação local em Roraima para manutenção dos postos de cadastramento da população migrante em Boa Vista e Pacaraima.
Sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, o Unicef renovou seu compromisso com o mecanismo, informando a participação de liderança no encontro de novembro no Catar.
A parceria entre MDS e UNICEF inclui plataforma Adapta SUAS, que já alcançou mais de 450 municípios com ferramentas de preparação para emergências, e a pesquisa “O Custo da Assistência Social no Brasil”, publicada em março de 2025, que fortalece a base técnica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com mais de 20 anos de experiência em direitos humanos, Joaquin González-Aleman assume a representação do UNICEF no Brasil após atuar como Chefe de Planejamento Estratégico em Genebra e como Representante do UNICEF no Equador.
A reunião contou com a presença da Secretária Nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, do secretário Nacional da Assistência Social, André Quintão e da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério.
Assessoria de Comunicação - MDS