Valores do Serviço Público Federal
Integridade e Valores
Quando não se sabe, se tem dúvida ou mesmo inexiste uma norma para determinada conduta, os valores surgem como fundamentais para nortear a ação ou decisão.
Neste sentido, para alcançar uma forte cultura de integridade, é importante que o órgão público estabeleça valores capazes de definir ações e refletir a forma como se deve pautar o serviço público. Os valores devem orientar as atitudes e decisões dos servidores públicos.
Um sistema baseado em confiança e valores é mais eficiente que um sistema baseado no controle. Valores íntegros e corretos reverberam, de forma positiva, na administração pública e aumentam a confiança da população nas instituições públicas.
A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são os valores que devem nortear a conduta dos agentes públicos. Agir conforme esses valores significa exercer a vocação do poder estatal. Isso quer dizer que aquilo que o agente faz durante o trabalho ou fora dele deve preservar a honra dos serviços públicos, afinal a imagem dos órgãos e entidades é um bem jurídico a ser tutelado e está associada ao agente público.
Portanto, ao se tornar um agente público é necessário ter consciência dos princípios que devem guiá-lo como cidadão e pautar-se por eles. Agir no serviço público conforme os valores da instituição pública é agir de maneira íntegra, o que traz, ainda, o benefício de gerar a confiança da população.
Saiba Mais
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda que as administrações públicas devem: fortalecer as competências dos servidores públicos e garantir que sejam pautados por valores na tomada de decisões; promover a integridade e os valores públicos; fornecer orientação e treinamento para identificar e gerenciar situações de conflito de interesses e resolver dilemas de integridade.
Para saber mais acesse a página da Controladoria-Geral da União e/ou Manual da OCDE de Integridade Pública.
Em caso de dúvidas sobre assuntos relacionados à Integridade, entre em contato com Câmara Técnica de Integridade: integridade@cidadania.gov.br.
Valores do Ministério da Cidadania
O Ministério da Cidadania escolheu, como elementos norteadores, valores que dever guiar as ações e determinar as condutas, interesses e atitudes dos servidores públicos.
Com foco nas entregas para a sociedade, a elaboração do Plano Estratégico do Ministério da Cidadania teve em seu processo de construção a contribuição de mais de 460 servidores de todas as áreas. Dessa forma, os valores estabelecidos no Plano Estratégico refletem o que pensam e como agem os agentes públicos do Ministério.
O Plano Estratégico do Ministério da Cidadania 2019-2022 estabeleceu como valor público: “Gerar condições e oportunidade para o exercício da cidadania, com melhoria da qualidade de vida e inclusão social e econômica do cidadão”.
Já no rol de seus valores institucionais, o Ministério elegeu:
- Ética;
- Inovação;
- Liberdade;
- Transparência;
- Moralidade;
- Integração;
- Inclusão;
- Eficiência e
- Amor à Pátria.
É com base nos valores institucionais que o agente público deverá pautar suas ações e decisões.
Saiba Mais
Conheça o Plano Estratégico do Ministério da Cidadania 2019-2022.
Em caso de dúvidas sobre assuntos relacionados à Integridade, entre em contato com Câmara Técnica de Integridade: integridade@cidadania.gov.br.