Notícias
SEGURANÇA HÍDRICA
MIDR participa de encontro técnico sobre fomento à agricultura e fruticultura irrigadas em Canarana (MT)
Encontro incentivou práticas sustentáveis e inovadoras de produção agrícola (Foto: Divulgação/SNSH)
Canarana (MT) - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), participou, entre os dias 28 e 31 de outubro, do Encontro Técnico “Fomento à Agricultura e Fruticultura Irrigadas”, realizado no Sindicato Rural de Canarana (MT). O evento foi promovido pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Canarana, com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis e inovadoras de produção agrícola e fortalecer o Polo de Agricultura Irrigada Araguaia-Xingu.
A programação incluiu palestras técnicas, visitas de campo e reuniões com produtores rurais, associações e gestores locais, com foco na produção sustentável, no uso eficiente da água e em alternativas energéticas para irrigação. O encontro também promoveu a atualização da carteira de projetos do Polo, além de debater soluções acessíveis para pequenos e médios produtores.Representando o MIDR, a coordenadora-geral de Instrumentos da Política Nacional de Irrigação do MIDR, Rose Edna Pondé, destacou a importância da atuação integrada entre instituições públicas e produtores locais. “A viagem teve o objetivo de atuar em supervisão ao objeto do TED [Termo de Execução Descentralizada]: Fomento à agricultura e fruticultura irrigada e Estudo Interinstitucional para a Expansão da Irrigação na Região Araguaia-Xingu. Através de “Propriedades Modelos”, prestaremos atendimento e apoio técnico aos produtores (médios, pequenos e da agricultura familiar) da região atendida pelo Polo de Irrigação em Canarana”, afirmou.
Durante o evento, foram apresentadas iniciativas de irrigação de baixo custo, projetos de energias alternativas para pivôs de irrigação e casos de sucesso de fruticultura, horticultura e piscicultura irrigadas. As atividades de campo incluíram visitas a propriedades nos municípios de Querência, Ribeirão Cascalheira, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista e Luciara, onde técnicos e gestores avaliaram o potencial de expansão da irrigação na região.
O Polo Araguaia-Xingu é uma das áreas estratégicas apoiadas pelo MIDR para o desenvolvimento sustentável do Centro-Oeste, com foco em aumentar a eficiência do uso da água, diversificar a produção agrícola e fortalecer a agricultura familiar.
Outras Notícias:
Ações preventivas vão focar regiões com maior risco de chuvas intensas
Desenvolve Aí destaca retomada de projeto histórico para levar águas do São Francisco ao semiárido do Piauí
Novo regulamento do FDNE acelera contratação de empreendimentos
