Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
MIDR e MDS unem forças no combate aos efeitos das chuvas no Piauí
Ministros discutiram situação de municípios do Piauí e a necessidade de ajuda humanitária (Foto: Yasmin Fonseca/MIDR)
Brasília (DF) - Diante dos problemas causados pelas fortes chuvas nos primeiros dias do ano, o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, se reuniu, nesta quinta-feira (16), com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para discutir a situação de municípios do Piauí e unir forças para ajuda humanitária e reconhecimentos de calamidade.
“Estamos integrando todos os ministros com os municípios e estados que sofrem, mais uma vez, com os problemas de chuva e enchentes nesse início de ano, que ceifa vidas e patrimônio das pessoas”, destacou Waldez Góes. “Nós estamos mobilizados não apenas com o ministro Wellington Dias, mas com a ministra da Saúde, o ministro das Cidades, o da Agricultura Familiar, enfim, todo o governo federal. Queremos não só fazer sumariamente reconhecimento das situações de emergência ou calamidade, mas também nos apoiar nos planos de ajuda humanitária e no restabelecimento para aquelas situações que assim exigem”, acrescentou o ministro.
O foco do encontro foi a cidade de Picos (PI), que enfrenta transtornos como enchentes e deslizamentos nas encostas de morros. No momento, cerca de 2 mil pessoas encontram-se desabrigadas e precisando de alimentos, medicamentos e kits de higiene. “Quero garantir ao povo do Piauí e dos demais estados do Brasil que passam por esses desafios que a nossa equipe do Governo Federal, dos ministérios do presidente Lula, estão ou por videoconferência ou presencialmente, atuando fortemente, desde os primeiros momentos, para diminuir o sofrimento das pessoas”, finalizou Góes. Além de Picos, São Luís do Piauí, Uruçuí e Guadalupe também entraram no radar da força tarefa.Além de Waldez Góes e Wellington Dias, estiveram presentes no encontro o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos/PI) e o prefeito de Picos, Pablo Santos.
Outras Notícias:
MIDR reconhece a situação de emergência em 24 cidades afetadas por desastres
MIDR autoriza o repasse de R$ 2,7 milhões para duas cidades no Sul do País
MIDR reconhece estado de calamidade pública em Ipatinga (MG)
