Notícias
SEGURANÇA HÍDRICA
MIDR coordena nova etapa da Adutora da Fé na Bahia
Iniciativa levará água do São Francisco a comunidades rurais da Bahia (Foto: Codevasf)
Brasília (DF) - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) coordena a implantação da próxima etapa do projeto Adutora da Fé, na Bahia, que acaba de receber a primeira ordem de serviço emitida pela AXIA Energia. A iniciativa conta com investimentos da ordem de R$ 230 milhões e integra o Eixo Água Para Todos do Novo PAC, voltado à ampliação do acesso à água em regiões com histórico de escassez hídrica.
Nessa etapa, estão previstas obras de captação, reserva e transporte da água do rio São Francisco até a cidade de Bom Jesus da Lapa. Lá ela será tratada e encaminhada para 53 reservatórios em comunidades rurais do próprio município, assim como de Riacho de Santana e de Igaporã. A ação vai garantir mais segurança hídrica, saúde e qualidade de vida para a população.
As intervenções preveem a implantação de 95 km da adutora principal de água tratada e aproximadamente 250 km em subadutoras, aumentando o raio de distribuição para as comunidades que contarão com 36 reservatórios de água, além da realização de obras complementares. A combinação dessas estruturas permite ampliar o alcance do sistema, reduzir a intermitência no abastecimento e garantir maior confiabilidade na entrega de água às famílias da região.
O projeto prevê a geração de cerca de 3,2 mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua execução, e tem potencial para beneficiar cerca de 140 mil pessoas, ampliando o acesso regular à água e contribuindo para a melhoria das condições de vida da população rural em uma região de clima árido e histórico de escassez hídrica.
Desde que se tornou uma empresa privada, a AXIA Energia — nova marca da antiga Eletrobras — passou a cumprir os compromissos assumidos no processo de capitalização, entre eles o repasse anual de recursos para programas de desenvolvimento regional e de revitalização hidroambiental. As ações apoiadas são selecionadas pelo Governo Federal, com coordenação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pela implementação dos investimentos no âmbito do Novo PAC.
“A Adutora da Fé é um projeto que cria conexões e gera valor para a comunidade. Ao avançarmos nessa etapa de implantação, reforçamos nosso compromisso com uma performance sustentável, garantindo acesso seguro à água e novas possibilidades para a população local. Essa iniciativa traduz, na prática, o papel social que assumimos como empresa privada, alinhando investimentos estratégicos e impacto positivo para as comunidades”, destaca o diretor de Engenharia e Implantação de Fundos Regionais da AXIA Energia, Domingos Andreatta.
AXIA Energia é a maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul, responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). A capacidade instalada da companhia é 100% renovável, reforçando o compromisso da empresa com a transição energética. A AXIA possui 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e uma solar.
Outras Notícias:
Adutora do Agreste avança e transforma abastecimento de água no interior de Pernambuco
Ampliação do bombeamento do Eixo Norte prepara transposição do Rio São Francisco para novos ramais
MIDR leva microcrédito ao Amapá nas ações do programa Governo do Brasil na Rua