Notícias
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
MIDR leva microcrédito ao Amapá nas ações do programa Governo do Brasil na Rua
Governo Federal aproxima serviços da população no Amapá (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)
Macapá (AP) - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participa da 3ª edição do programa Governo do Brasil na Rua, iniciada nesta quinta-feira (22), em Macapá (AP), com ações voltadas ao fortalecimento da inclusão produtiva no estado. A iniciativa busca aproximar o Governo Federal da população por meio de uma força-tarefa interministerial, com oferta integrada de serviços públicos. A ação segue com atendimentos até sexta-feira (23), na Escola Estadual Maria Neusa Carmo de Souza, na Zona Norte da capital. Nesta edição, o MIDR atua em parceria com o Banco da Amazônia (Basa) e a Caixa Econômica Federal, disponibilizando atendimento para microcrédito urbano e rural.
O ministro substituto da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, destacou que o programa de microcrédito alcançou um recorde no estado. “São mais de 1.100% de crescimento, atingindo quase R$ 450 milhões em destinação à população, agricultores e pequenos produtores. Estamos comemorando esse número e também prestando esclarecimento à população sobre o microcrédito produtivo orientado. É uma política pública do governo do presidente Lula que chega aonde o povo precisa, atingindo toda a população e diminuindo as desigualdades regionais, que é a missão institucional do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional”, pontuou o ministro substituto.Entre os beneficiados está o pescador artesanal Carlos Afonso Calacina Yassin, do município de Mazagão, na região sul de Macapá. Em 2025, ele quitou seu primeiro financiamento, utilizado para a compra de equipamentos e materiais de pesca, o que contribuiu para quintuplicar sua produção. Agora, Carlos retornou para uma nova contratação de microcrédito. “Isso aqui é uma coisa excelente para quem planta açaí, quem pesca, quem produz. O primeiro empréstimo nos trouxe uma luz que a gente não tinha, foi uma luz no fim do túnel. Ele abriu uma porta que ajudou eu, minha esposa e meus filhos a conseguir mais pescado. Foi um passo muito grande e também uma luta, porque a gente ficava trabalhando, pensando dia e noite em juntar o dinheiro para honrar o compromisso com o pagamento”, contou o pescador.
Ação interministerial e cidadania
Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), o Governo do Brasil na Rua reúne vacinação, perícias do INSS, emissão de documentos e orientações jurídicas. O ministro da SGPR, Guilherme Boulos, reforçou o caráter democrático da ação. “O Governo do Brasil na Rua foi um pedido que o presidente Lula fez para a gente levar as políticas públicas para onde o povo está. Essa política foi feita para esse povo que está aqui. Essa é a terceira edição do programa, com a grande parceria do Governo do Amapá, que foi ativo em toda organização. Aqui temos 11 ministérios participando, trazendo os programas do Governo Lula para o povo”, explicou o ministro.
Outras Notícias:
MIDR viabiliza R$ 10 bilhões em 2025 para oferta de crédito em desenvolvimento regional sustentável
Capacitação em desenvolvimento regional alcança mais de 679 municípios brasileiros
Transnordestina começa a construir base de clientes e modelo comercial
