Notícias
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Jogo leva metodologia inovadora de desenvolvimento a municípios mineradores de Goiás
Jogo leva metodologia inovadora de desenvolvimento a municípios mineradores de Goiás (Foto: Divulgação/SDR)
Brasília (DF) – Em uma região onde a mineração movimenta a economia e define o futuro de muitas famílias, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apresentou, nesta quinta-feira (13), o Desenvolvimento em Jogo — uma ferramenta lúdica que transforma o planejamento de políticas públicas em uma experiência colaborativa e acessível. A ação integra o “V Fórum de Desenvolvimento Econômico: empresas e conexões”, realizado nos municípios goianos de Alto Horizonte, Campinorte, Mara Rosa e Nova Iguaçu de Goiás, e busca inspirar novas formas de pensar o desenvolvimento local, com foco na diversificação econômica e na sustentabilidade.
O MIDR participa do evento a convite da Agenda Pública nessa região que tem uma economia baseada na mineração. O trabalho da Agenda Pública tem o objetivo de promover a diversificação econômica, alinhada a um dos objetivos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que trata de fomentar a agregação de valor e a diversificação econômica em cadeias produtivas estratégicas para o desenvolvimento regional, observados critérios como geração de renda e sustentabilidade, sobretudo em regiões com forte especialização na produção de commodities agrícolas ou minerais.Representando o MIDR, a coordenadora de Fortalecimento de Capacidades dos Entes Federados da Pasta, Joyce Paulino, explica a importância de apresentar o Desenvolvimento em Jogo na região. “No âmbito do quinto Fórum de Desenvolvimento Econômico de Alto Horizonte, uma região mineradora, foram discutidas estratégias para diversificar a economia local. O evento contou com o apoio da Agenda Pública e das empresas da região. Dado que a economia local depende fortemente da arrecadação da Compensação Financeira para Extração Mineral (CFEM), torna-se essencial promover a diversificação econômica”, destaca a coordenadora.
“A aplicação do jogo de RPG Desenvolvimento em Jogo não apenas estimulou a participação ativa dos jovens e gestores, mas também proporcionou um ambiente colaborativo e criativo para discutir soluções inovadoras para o desenvolvimento regional. A dinâmica do jogo permitiu que os participantes vivenciassem desafios e oportunidades de maneira prática, facilitando o aprendizado e o engajamento. Dessa forma, o fórum não só promoveu a conscientização sobre a necessidade de diversificação econômica, mas também fortaleceu a cultura de inovação na região”, completa Joyce Paulino.
O coordenador do Programa de Dinamismo Econômico do Norte de Goiás, Aristides Gusmão, comenta sobre o programa promovido pela Agenda Pública em parceria com empresas de mineração e prefeituras locais. “Foi muito proveitoso realizar a oficina Desenvolvimento em Jogo aqui em Alto Horizonte, pois estiveram presentes secretários municipais, gestores e técnicos de diversas secretarias locais, lideranças jovens do município. Foi muito significativo para a gente entender a metodologia desenvolvida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, essencial para impulsionar a região em todos os setores”, exalta o coordenador.
Desenvolvimento em Jogo
Inspirado nos jogos de RPG, o Desenvolvimento em Jogo propõe uma abordagem inovadora para comunicar os conceitos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e participativo. Na dinâmica, os participantes são divididos em cinco equipes, cada uma representando uma das macrorregiões brasileiras, e desafiados a simular processos de decisão que envolvem diferentes interesses e realidades locais. A experiência estimula a reflexão sobre a diversidade do território nacional e sobre a importância da cooperação entre regiões para alcançar um desenvolvimento equilibrado.
A iniciativa faz parte das ações do MIDR voltadas ao fortalecimento de capacidades estatais e à disseminação de metodologias inovadoras na formulação de políticas públicas. O material é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais que atuam na administração pública. Clique aqui para baixar o jogo.
Outras Notícias:
Barcarena é exemplo de resiliência urbana e redução do risco de desastres na Amazônia
