Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Defesa Civil Nacional reforça monitoramento diante de previsão de mais chuvas no Grande ABC
Brasília (DF) - As intensas chuvas que atingiram a cidade de São Paulo e o Grande ABC, na tarde desta segunda-feira (31), causaram diversos transtornos à região. Em resposta, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) intensifica seu monitoramento para oferecer o suporte necessário à população afetada. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional, em parceria com instituições de monitoramento e alerta, emitiu avisos meteorológicos e alertas para municípios da região, que registraram altos acumulados de chuva. O órgão continua monitorando a situação e articulando com as defesas civis do estado e dos municípios para fornecer apoio, se necessário.
Alagamentos significativos foram registrados, provocando a paralisação da circulação de trens, deixando ruas alagadas e causando um desabamento na região do ABC Paulista. De acordo com a Defesa Civil, equipes foram acionadas em Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo para atuar nas áreas de risco. Até a manhã desta terça-feira (31), nenhuma morte foi registrada.
O coordenador-geral de gerenciamento de desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Rafael Felix, relatou que, até o momento, não foi solicitado apoio à Defesa Civil Nacional. Apesar disso, as equipes mantêm-se em alerta, avaliando a necessidade de suporte. "Uma vez que os municípios declarem situação de emergência e solicitem reconhecimento federal, estarão habilitados a requisitar recursos destinados a ações de socorro e assistência", afirma Felix.
O Cenad opera 24 horas, mantendo comunicação contínua com as defesas civis estaduais e municipais para acompanhar a evolução da situação e garantir o suporte necessário à população. A previsão de chuva na região permanece até o próximo domingo, 6 de abril.
Como Solicitar Recursos
Municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública têm a possibilidade de solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil. As solicitações devem ser feitas via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará os planos de trabalho enviados, considerando metas e valores solicitados, com a publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU) para a liberação dos recursos.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional também disponibiliza uma ampla gama de cursos a distância, voltados para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações têm o objetivo de aprimorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo. Acesse aqui para consultar a lista completa de cursos.
Outras Notícias:
Começa preparação para sistema de alertas na região Nordeste
MIDR autoriza o repasse de R$ 2,7 milhões para ações de defesa civil em quatro estados afetados por desastres
Podcast Diálogos de Integração aborda microcrédito e políticas para mulheres