Notícias
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Amapá entra oficialmente na Rota da Moda e amplia presença na economia criativa nacional
MIDR lança Polo da Rota da Moda e abre novas oportunidades para criadores do Amapá (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)
Macapá (AP) - A moda amazônica produzida no Amapá, que carrega uma identidade sustentável e técnicas tradicionais, recebeu mais um incentivo para ganhar o mercado nacional e internacional. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com o Sebrae/AP, realizou, nesta quinta-feira (4), a oficina estratégica de implantação do Polo da Rota da Moda, evento que marca a inserção oficial do território amapaense na estratégia das Rotas de Integração Nacional.
“A moda no Amapá tem força, identidade e, agora, estrutura para crescer”, destacou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. “Nós implantamos um polo desse projeto para estruturar desde o nascedouro até o mercado local, nacional e internacional. Isso pode garantir mais tecnologia, financiamento, assistência técnica, capacitação de pessoas e organizações, potencializando ainda mais a geração de emprego e renda e o desenvolvimento do estado”, afirmou o ministro.A programação, que reúne cerca de 100 participantes e segue até esta sexta-feira (5), tem como objetivo diagnosticar as principais dificuldades do setor e estruturar a governança local. O encontro mobiliza lideranças criativas, representantes institucionais, empreendedores e atores do ecossistema da moda para se unir de forma estruturada e potencializar os resultados.
O secretário Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Daniel Fortunato, destaca que esta é a segunda Rota implementada no Amapá, tendo em vista o potencial do estado, que recebeu esta semana a instalação da Rota do Mel. “Aqui no Amapá, nós temos grandes eixos de atuação. Estamos pensando na confecção industrial e na moda artesanal. Temos aqui toda a valorização dos saberes locais e dos conhecimentos tradicionais. Eu tenho certeza que tão logo nós vamos enxergar potenciais muito grandes aqui no estado”, garantiu Daniel Fortunato.
Rotas de Integração Nacional
A Rota da Moda é uma ação estratégica do MIDR, no âmbito das Rotas de Integração Nacional, voltada ao fortalecimento de arranjos produtivos locais e ao desenvolvimento da economia criativa, e já está presente em 66 municípios.
“Esse momento é muito aguardado para a moda do estado do Amapá. A gente espera que daqui para frente a gente só avance cada vez mais, que os nossos produtos ganhem mais visibilidade e que o mercado e o público dê mais valor para o nosso trabalho”, conta Leia Oliveira, que faz parte de um coletivo de criadores, estilistas, designers de acessórios e artesãos amapaenses.
A partir da oficina de planejamento estratégico, será organizado um plano de ação para profissionalizar o setor. A meta é transformar o potencial criativo do estado em negócios sustentáveis.
Outras Notícias:
Amapá entra na Rota do Mel e abre novo ciclo para produtores locais
Amapá define estratégias para a Rota do Mel em 16 municípios
Reajuste garante valorização de carreiras militares em estados da Região Norte
