Notícias
INCÊNDIOS FLORESTAIS
Resposta imediata reforça compromisso do MIDR com o Amazonas
Ministros João Paulo Capobianco e Waldez Góes sobrevoaram as áreas mais atingidas pelo fogo neste domingo. (Foto: Rodrigo Hanna/MIDR)
Brasília (DF) - O apoio ao estado do Amazonas, afetado por incêndios florestais, seguiu neste domingo (11), com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Ao lado do ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, Waldez sobrevoou as áreas mais atingidas pelo fogo.
De acordo com o ministro Capobianco, há focos de incêndio isolados em áreas preservadas da floresta e de difícil acesso, o que indica ação humana intencional para degradar o bioma e preparar o terreno para futuro desmatamento. “É fundamental que as pessoas que estão agindo criminosamente vejam que serão punidas", afirmou Capobianco.
Desde que chegou a Manaus, na noite deste sábado (10), Waldez se reuniu com o governo estadual, participou de coletiva de imprensa e visitou um centro de monitoramento para acompanhar a dinâmica dos ventos e as consequências para a Região Metropolitana. O ministro reforçou a atuação integrada entre os governos Federal, do Amazonas e dos 36 municípios com a situação de emergência reconhecida em caráter sumário. São várias frentes de trabalho dando apoio com brigadistas, equipamentos e aviões, incluindo as aeronaves KC390 requisitadas pela Defesa Civil Nacional.
“Temos ainda a frente de resposta em defesa civil, que depende muito da manifestação dos municípios, o que pedimos que seja coordenado pelo estado. Uma coisa é empregarmos, enquanto governos Federal, estadual e municipal, todas as forças que pudermos para apagar o fogo. A outra é assistir às pessoas que estão precisando de ajuda humanitária e assistência médica por causa dos incêndios. A Força Nacional do SUS já está no território do Amazonas, integrando a atuação com o governo do estado”, completou Waldez.
O ministro reforçou a dedicação da equipe técnica. “O trabalho da Defesa Civil Nacional continua no Amazonas, com foco no planejamento daquilo que é ajuda humanitária, com orientações para a elaboração dos planos de trabalho. Trabalharemos para agilizar o reconhecimento de situação de emergência e a liberação de recursos a cada demanda manifestada. Não há como mensurar quanto de recurso será disponibilizado, tudo o que for necessário será liberado, conforme os planos de trabalho municipais e estaduais. Todos os ministérios que precisarem participar do apoio ao estado serão acionados, mediante manifestação do governador e equipes locais. Aproveito para refutar qualquer manifestação inverídica e mentirosa sobre o apoio do Governo Federal, não permitiremos isso, não contribui para o momento atual. Ressalto, mais uma vez, a empregabilidade gigante do Governo Federal, com uma resposta imediata, de prontidão, ao desastre", acrescentou.
Histórico
O Amazonas recebeu, de 2023 até o momento, R$ 372.065.406,32 do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para socorro, ajuda humanitária, reconstrução e restabelecimento de serviços essenciais pós-desastres.
Planos de Trabalho enviados à Defesa Civil Nacional
2023 - 74 planos de assistência humanitária, 4 de restabelecimento, 6 de reconstrução
2024 - 70 planos de assistência humanitária, 2 de restabelecimento, 5 de reconstrução
2025 - 54 planos de assistência humanitária, 0 de restabelecimento, 2 de reconstrução
2026 - 45 planos de assistência humanitária, 0 de restabelecimento, 0 de reconstrução
TOTAL - 262 planos de trabalho aprovados, sendo 243 de assistência humanitária, 6 de restabelecimento e 13 de reconstrução
Outras notícias:
Governo Federal acelera socorro aos incêndios florestais no Amazonas
MIDR destaca ações de resposta a incêndios florestais no Amazonas
Países da América Latina discutem respostas à escassez de água