Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Encontro Federal discute integração e coordenação para resposta a desastres
Programação contou com discussões sobre o panorama da resposta federal a desastres no Brasil e competências institucionais (Foto: Cauã Rodrigues/MIDR)
Brasília (DF) – Representantes de órgãos e entidades federais envolvidos na preparação e resposta a desastres participam, entre os dias 24 e 25 de agosto, do Encontro Federal de Coordenação para Resposta a Desastres. O encontro, organizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), visa discutir as capacidades e competências federais mobilizadas em situações de emergência e desastre.
No primeiro dia de evento, realizado em parceria com a Diretoria da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), do Ministério da Saúde (MS), a programação contou com discussões sobre o panorama da resposta federal a desastres no Brasil, as competências institucionais e a governança da atuação federal, além de uma oficina para identificar recursos humanos, equipamentos, infraestrutura, sistemas de informação e capacidade de mobilização disponíveis nos órgãos participantes.
De acordo com o diretor do Departamento de Preparação e Socorro (DPS) da Sedec, Armin Braun, a iniciativa busca aprimorar a atuação em situações de desastre. “Esse evento é para promover o debate com outras agências federais e órgãos que atuam em desastres, atuam na preparação e na resposta a desastres. O objetivo é planejar e organizar uma atuação coordenada”, explicou. “Em momentos de desastre a agilidade é muito importante mas, para além disso, a organização para atuar, atender, proteger e salvar vidas é essencial”, acrescentou o diretor.
A programação continua na terça-feira (25), com discussões sobre experiências e desafios da coordenação federal em campo, modelo de coordenação federal, logística integrada para resposta a desastres e planejamento de um exercício simulado nacional. O encontro será encerrado com a definição de encaminhamentos relacionados à matriz nacional de capacidades, ao modelo de coordenação federal em campo, ao fluxo nacional de logística integrada e ao planejamento do simulado interinstitucional de 2026.
Outras notícias
Reconhecida emergência em 15 cidades afetadas por desastres
Municípios poderão atualizar informações do Indicador de Capacidade Municipal
Prorrogadas inscrições para o Prêmio "Desenvolvimento em Jogo"