Notícias
Futebol
Webinar sobre Políticas Públicas para o Futebol fecha série de palestras virtuais da Secretaria Nacional de Futebol
A série de Webinares em Políticas Públicas para o Futebol, iniciada no começo de junho e promovida pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, encerra sua programação na próxima terça (18.08), a partir das 14h. A última palestra vai abordar o tema “Políticas Públicas para o Futebol: Ações da SNFDT” e terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Secretaria Especial do Esporte.
O evento contará com a participação, como palestrantes, do secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima, que falará sobre a estrutura e as funções da secretaria. Já o Diretor de Futebol, Christiano Puppi, abordará as ações para o futebol profissional, como a MP 984/2020 e o estatuto do futebol.
Os coordenadores Rogério Gedeon e Alexandre Carvalho tratarão dos convênios do Programa Seleções do Futuro, dos Torneios Regionais e do Programa Integra Brasil. Por último, o assessor da SNFDT Wagner Matias falará sobre as parcerias com universidades e institutos federais, por meio do Programa Academia & Futebol, e também sobre o Prêmio Brasil de Teses e Dissertações.
Um ponto importante que vale destacar é que estamos reunindo informações e contribuições que nos levem a propostas de um Projeto de Lei que possa ajudar na formulação do Estatuto do Futebol
Ronaldo Lima, secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor
“Todos nós, da Secretaria do Futebol, estamos muito satisfeitos com o resultado e a repercussão que esta série de webinares teve nos 10 eventos já realizados desde o início de junho”, destaca Ronaldo Lima. “Agora, para encerrar a programação, vamos apresentar todas as ações que nossa secretaria tem tomado para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes para o futebol. É importante que o setor envolvido conheça mais a fundo essas ações e entenda que tudo o que fazemos aqui dentro visa ao desenvolvimento do futebol desde a base, passando por sua atuação no lado social, que é importantíssima, até a preocupação que temos na formação da nova geração de atletas que chegarão ao profissionalismo, sem nos esquecermos, é claro, do futebol feminino e de todos os profissionais envolvidos na cadeia produtiva do futebol”, prossegue Ronaldo. “Outro ponto importante que vale destacar é que estamos reunindo informações e contribuições que nos levem a propostas de um Projeto de Lei que possa ajudar na formulação do Estatuto do Futebol”, conclui.
Três obras
Ao todo, o Webinar contou com quase mil inscritos, de 25 estados, de diferentes áreas de atuação do futebol. Todos os eventos estão disponíveis para consulta do público, constituindo um rico material pedagógico de reflexões sobre o futebol brasileiro.
Em 2021, como resultado da série de Webinares em Políticas Públicas para o Futebol, a SNFDT publicará três obras, produzidas por pesquisadores de todo o país, sobre os temas relacionados aos fundamentos pedagógicos do ensino do futebol; desenvolvimento e avaliação dos aspectos físicos no futebol e no futsal; e o futebol nos projetos sociais.
A programação foi aberta em 9 de junho e até aqui foram debatidos os seguintes temas: “Futebol de Mulheres no Brasil: Desafios e Sugestões”, “Formação Humana e Formação de Futebolistas”, “O Ensino do Futebol e Futsal”, “Futebol e Futsal nos Projetos Sociais”, “Aspectos físicos do ensino e treinamento no futebol e futsal”, “A Formação de Profissionais do Futebol de Projetos Sociais”, “O Torcedor Antes e Depois do Covid-19”, “Gestão do Futebol Brasileiro”, “Legado das arenas dos megaeventos esportivos” e “Governança e Compliance no Futebol”.
Os Webinares da série Políticas públicas para o Futebol são abertos ao público, que pode interagir com os palestrantes e fazer perguntas e comentários. A SNFDT emite certificado para os participantes em todas as palestras.
As inscrições podem ser feitas aqui.
Quem tiver dúvidas pode enviar e-mail para snfdt@cidadania.gov.br.
Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania