Notícias
Infraestrutura esportiva
Secretaria Especial do Esporte e Prefeitura de Angra dos Reis pretendem reformar o Ginásio do Grêmio Desportivo Verolme
Foto: Francisco Medeiros/Min. Cidadania
A criação de uma parceria entre a Secretaria Especial do Esporte e a Prefeitura de Angra dos Reis para reforma do Ginásio do Grêmio Desportivo Verolme, o GDV, foi a pauta de uma reunião nesta quarta, 09.12, em Brasília. O secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, recebeu o prefeito de Angra dos Reis (RJ), Fernando Jordão. Também estiveram presentes à conversa o secretário adjunto da pasta do Esporte, André Alves; a secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Fabíola Molina; e o Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Bruno Souza.
“Primeiramente eu gostaria de agradecer. Ontem estive com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada e hoje tive essa reunião com o secretário Marcelo Magalhães. Falamos sobre esporte em Angra dos Reis, tanto no mar quanto nas quadras. Temos um espaço importante em Angra e que já foi palco de diversos eventos esportivos, que é o GDV. É um complexo poliesportivo que estava abandonado depois que o Verolme, o estaleiro de construção naval, entrou em decadência”, disse o prefeito Fernando Jordão.
“Hoje, esse espaço é gerenciado por meio de parceria entre a Prefeitura de Angra dos Reis e uma equipe de voluntários que ajudam o GDV. Eu trouxe o projeto para o secretário Marcelo Magalhães e ele chamou sua equipe para conhecer. Pretendemos trabalhar juntos para alavancar o GDV. O plano é fazer a primeira Escola Cívica Esportiva em Angra, no GDV”.
Para o secretário Marcelo Magalhães, é importante que o país conte com infraestrutura esportiva adequada. “O desenvolvimento do esporte no Brasil, em todos os níveis, educacional, social e de alto rendimento, só será possível se tivermos locais adequados para a prática esportiva. O GDV, em Angra dos Reis, tem uma história importante e vamos revitalizá-lo nessa parceria com a Prefeitura. Nosso papel, dentro do Governo Federal, é trabalhar para que mais e mais municípios possam contar com boa estrutura esportiva e, como consequência, mais crianças e jovens possam encontrar no esporte um caminho para o fortalecimento da cidadania e, quem sabe, até mesmo para uma nova vida, caso um dia se tornem atletas do alto rendimento”, afirmou Marcelo Magalhães.
“Foi muito bom o que tratamos nesta reunião. Planejamos criar um polo esportivo importante e incluir cursos nas áreas esportiva e social, transformando a nossa juventude por meio dessa ferramenta importante que é o esporte”, disse o prefeito de Angra dos Reis.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania