Notícias
TÓQUIO 2021
Representantes da Secretaria Especial do Esporte prestigiam handebol e vôlei do Brasil e visitam base do COB em Tóquio
Bruno Soares, Marcelo Magalhães e André Alves, no jogo de vôlei entre Brasil e Estados Unidos. Foto: Luiz Roberto Magalhães/Ministério da Cidadania
A comitiva da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania que desembarcou na capital japonesa para prestigiar a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio cumpriu nesta sexta-feira (30.07) mais um dia de agendas ligadas à competição. O secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães, o secretário especial adjunto do Esporte, André Alves, e o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento da pasta, Bruno Souza, desembarcaram em Tóquio nesta quinta-feira (29.07), três dias após o ministro da Cidadania, João Roma, representante do Governo Brasileiro na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, ter deixado a cidade.
Eles começaram a sexta-feira vendo de perto a vitória da Seleção masculina de uma modalidade que Bruno conhece muito bem: o handebol. Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 e de Santo Domingo 2013, prata nos Pan de Winnipeg 1999, Bruno disputou as Olimpíadas nas edições de Atenas 2004 e Pequim 2008 e foi integrante da Seleção de handebol nos mundiais de 1997, 1999, 2001 e 2003, tendo sido eleito o terceiro melhor jogador do mundo em 2003 pela Federação Internacional de Handebol (IHF).
O Governo Brasileiro é o maior apoiador do esporte olímpico e paralímpico do Brasil e estamos orgulhosos pela maneira como cada um dos atletas tem dado o melhor de si para representar bem nosso país no Japão”
Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania
Por 25 x 23, o time verde e amarelo derrotou a Argentina no Estádio Nacional de Yoyogi e conquistou a primeira vitória nas Olimpíadas de Tóquio. Para avançar às quartas de final o Brasil precisa, agora, derrotar a Alemanha neste sábado (31.07), a partir das 7h30 (de Brasília).
Do handebol, o trio da Secretaria Especial do Esporte partiu para a Ariake Arena, onde acompanhou a virada da Seleção masculina de vôlei sobre os Estados Unidos por 3 x 1, com parciais de 30/32, 25/23, 20/21 e 25/21. O próximo desafio do Brasil será contra o forte time da França. A partida será disputada nesta sexta-feira, 23h05, no horário de Brasília.
Na Ariake Arena, Marcelo Magalhães, Bruno Souza e André Alves estiveram reunidos com o presidente da Federação Internacional de Vôlei, o brasileiro Ary Graça. Na sequência, os três visitaram a base do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em Tóquio e puderam conferir a estrutura que o COB montou para apoiar os atletas durante as Olimpíadas.
Instalados em uma escola pública infantil no período de férias escolares que fica de frente para a Vila Olímpica, os atletas têm à disposição no local uma sala de musculação, sala de fisioterapia, quadra de vôlei para as equipes masculina e feminina treinarem, e diversos outros tipos de serviço, entre eles um restaurante com cardápio brasileiro preparado por chefs que vieram do Brasil para o Japão especialmente para atender os atletas e comissões técnicas.
Marcelo, Bruno e André foram recebidos pelo presidente do COB, Paulo Wanderley, pelo vice-presidente Marco La Porta e pelo diretor-geral, o campeão olímpico de judô Rogério Sampaio, e almoçaram na base da COB. “Isso é uma demonstração prática da parceria que existe entre o Comitê Olímpico do Brasil e o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. A vinda do ministro João Roma e na sequência a chegada do secretário Marcelo Magalhães e dos secretários Bruno e André consolida essa relação, que é a máquina propulsora do esporte brasileiro. É o Comitê Olímpico do Brasil e o Governo Federal, com seus programas como a Lei de Incentivo, Bolsa Atleta e Lei das Loterias, além de nossos patrocinadores, que fazem com que a gente chegue onde chegamos, com cada um fazendo a sua parte”, ressaltou Paulo Wanderley.
Marcelo Magalhães diz que a visita será a primeira de muitas, pois é na base do COB em Tóquio que os medalhistas olímpicos se apresentam após as conquistas para receber a imprensa. "Nossos atletas estão muito bem atendidos nestas Olimpíadas, com uma estrutura de ponta para que possam se preparar da melhor maneira para os desafios que têm pela frente. Essa primeira visita foi muito boa. Gostamos muito de conhecer a base do Brasil e fomos muito bem-recebidos pelo presidente Paulo Wanderley, pelo vice-presidente Marco La Porta e pelo Rogério Sampaio. O Governo Brasileiro é o maior apoiador do esporte olímpico e paralímpico do Brasil e estamos orgulhosos pela maneira como cada um dos atletas tem dado o melhor de si para representar bem nosso país no Japão”, afirmou Marcelo Magalhães.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania