Notícias
Legado
Arena Carioca 1 se consolidou como palco do jiu-jitsu no fim de semana
Uma mistura de lutas em alto nível, emoção até os últimos segundos para centenas de atletas e cuidados rigorosos com as exigências sanitárias. Dessa forma pode ser resumido o Abu Dhabi Grand Slam Rio de Jiu Jitsu, realizado neste fim de semana (4 a 6 de dezembro) na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. A instalação criada para os Jogos Olímpicos Rio 2016 recebeu alguns dos melhores atletas da modalidade em disputas do mirim ao adulto, das faixas brancas às pretas e com direito a categorias voltadas para atletas com deficiência. Para resguardar a saúde de todos, as áreas de lutas eram higienizadas no intervalo de disputa, a circulação dentro das arenas foi feita com máscaras e regras de distanciamento e a aferição de temperatura era pré-requisito para acesso ao evento.
Na categoria adulta para atletas de maior graduação, as finais foram realizadas neste domingo (6.12). Na Pluma (56kg), Francisco Jonas Andrade pegou Diogo Reis em um triângulo a segundos do fim. Reis resistiu, mas Jonas ganhou a vantagem que empatou a luta em 1 x 1 e levou o título por ter sido o último a pontuar. Na categoria Pena (62kg), Meyran Maquine controlou a luta pelo ouro contra Fabrício Andrey para construir a vantagem de 4 x 2. Na Leve (69kg), Gabriel Figueiro saiu atrás, mas raspou Israel Almeida e conquistou o ouro com vantagem de 2 x 1. Já no meio-médio (77kg), em outra disputa parelha, Lucas Nascimento e Yan Paiva mantiveram-se em pé por quase cinco minutos. No fim, Nascimento conquistou o título por decisão dos árbitros após empate em 0 x 0.
Entre os médios (85kg), Wellington Sebastião saiu na frente do placar com 1 x 0 no início da disputa pelo título. A vantagem foi suficiente para garantir a vitória sobre Matheus Spirandelli e a medalha de ouro. No Meio-Pesado (94kg), Guttemberg Pereira teve controle total da categoria. Na disputa pelo ouro construiu vantagem de 8 x 0 sobre Rider Amaral. Por último, no super pesado (120kg), Wallace Costa foi outra novidade e chegou ao topo do pódio com vantagem de 7 x 0 sobre Igor Schneider.
O domingo também reservou espaço às disputas da elite feminina. A categoria Galo (49kg) proporcionou a primeira grande surpresa. Maria Eduarda Ono fez um jogo inteligente contra Brenda Larissa e conseguiu garantir o título na decisão dos árbitros após empate em 0 x 0. Na Pluma (55kg), duelo entre dois grandes nomes da categoria. Bia Basilio fez um jogo seguro e conseguiu a vantagem inicial de 1 x 0 sobre Amanda Monteiro. Quando o relógio bateu zero, Bia comemorou mais uma medalha de ouro. Na Leve (62kg), em luta pelo ouro de curta duração, Julia Alves pegou Ivhalaynie Meira com um triângulo e garantiu o título.
Já no Médio (70kg), outra surpresa da tarde teve Julia Boscher como protagonista. Com vantagem de 2 x 1, ela se tornou a primeira competidora a vencer Thamara Ferreira no peso médio. A luta pela medalha de ouro foi intensa e decidida somente após o árbitro de vídeo. Por último, no Pesado (95kg), mais uma rodada de uma das rivalidades mais acirradas do Jiu Jitsu na atualidade. Gabrieli Pessanha e Yara Nascimento fizeram uma luta igual que chegou aos segundos finais da maneira mais emocionante possível. Em um último esforço, Gabi tentou uma raspagem e foi recompensada com a vantagem de 1 x 0, que significou o título.
Crianças e paradesporto
Na sexta-feira, 4.12, o evento reuniu categorias para crianças e adultos das faixas mais básicas, além dos atletas do paradesporto, que entraram no tatame em várias categorias de acordo com suas limitações físicas. Também houve a disputa por equipes. No sábado, 5.12, foi a vez de conhecer os campeões das faixas marrom e roxa.
O Abu-Dhabi Grand Slam do Rio foi realizado pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu com autorização do Escritório de Governança do Legado Olímpico (EGLO), ligado ao Ministério da Cidadania. Além da Arena Carioca 1, o EGLO é responsável, no Parque Olímpico da Barra, pela gestão e organização de eventos na Arena Carioca 2, no Velódromo e no Centro Olímpico de Tênis.
» Confira os resultados completos aqui
» Confira os vídeos das lutas principais aqui
Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania