Notícias
AVISO DE PAUTA
Prêmio Brasil sem Fome destaca ações que transformam políticas em resultados, nesta quarta-feira (17.12)
O ano de 2025 marca avanços históricos no enfrentamento da fome e da desigualdade no Brasil, com a saída do país do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). Para reconhecer e valorizar essas conquistas, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realiza, nesta quarta-feira (17.12), às 18h30, no Teatro Nacional, em Brasília, a primeira edição do Prêmio Brasil Fome.
A iniciativa tem como objetivo destacar experiências bem-sucedidas e políticas públicas municipais e estaduais que contribuíram de forma concreta para a redução da insegurança alimentar e nutricional em todo o país. A premiação reconhece ações inovadoras que fortalecem o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e ampliam o acesso ao direito humano à alimentação adequada, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social.
O ministro Wellington Dias participa da cerimônia, que reunirá representantes da Presidência da República, ministros da Caisan Nacional, estados e municípios premiados, além de organizações da sociedade civil, organismos internacionais, Congresso Nacional e Consea Nacional.
Prêmio Brasil Sem Fome
A primeira edição do Prêmio Brasil Sem Fome contempla três categorias:
I – Redução da insegurança alimentar e nutricional nos estados e no Distrito Federal
Reconhece ações desenvolvidas por estados e pelo Distrito Federal que apresentaram os melhores resultados na redução da insegurança alimentar no último ano. Serão premiados cinco estados.
II – Bom funcionamento das instâncias do Sisan
Destaca estados, o Distrito Federal e municípios que avançaram na implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) em seus territórios. Serão premiados cinco estados, seis municípios e o Distrito Federal.
III – Boas práticas de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional
Premia experiências e políticas públicas que se destacaram no enfrentamento da fome e na garantia do direito à alimentação adequada. Serão premiados seis estados, 19 municípios e o Distrito Federal.
As três categorias buscam ampliar o engajamento de governos e gestores públicos e fortalecer as estratégias de combate à fome e de promoção da segurança alimentar e nutricional, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.
O prêmio é organizado pelo MDS, por meio da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, no exercício da Presidência da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
Serviço - 1ª Edição do Prêmio Brasil sem Fome
Retire seu ingresso aqui
Local: Teatro Nacional, Brasília (DF)
Data: quarta-feira (17.12)
Horário: 18h30
Assessoria de Comunicação - MDS