Notícias
Desenvolvimento Social
"O Acredita é a porta de entrada para melhorar a realidade dos mais vulneráveis”, afirma Wellington Dias no Piauí
“Nossa missão vai além de tirar os brasileiros da fome. Queremos abrir caminhos para que essas pessoas conquistem um bom emprego, tenham acesso ao empreendedorismo e à capacitação.” Com essa mensagem, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou, na manhã desta sexta-feira (16.01), a importância do Programa Acredita durante evento realizado em Teresina.
Na ocasião, o ministro celebrou o contrato firmado com o Sebrae do Piauí, com a Aegea, empresa privada de saneamento básico e responsável pelos serviços de água no estado, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As parcerias ampliam o alcance do Acredita, com ações de capacitação, incentivo ao empreendedorismo e geração de empregos para pessoas inscritas no Cadastro Único.
Durante a solenidade, Stefanie Alves, beneficiária do CadÚnico, compartilhou sua história de transformação a partir do programa. “Eu sou inscrita no Cadastro Único e consegui um emprego na AEGEA graças ao Acredita. Estou muito feliz e agradeço por isso”, afirmou.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Sávio Normando, a iniciativa representa um avanço importante para o desenvolvimento do estado. “Hoje é um dia muito especial. Ele traduz, na prática, aquilo em que acreditamos: parcerias que ampliam oportunidades, promovem inclusão e impulsionam o desenvolvimento”, destacou.
A cerimônia foi realizada na sede do Sebrae e reuniu autoridades dos governos federal, estadual e municipal. Também participaram o secretário nacional de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, e o diretor da Sisec, Alison Ramon.
Sobre o Acredita
O programa Acredita no Primeiro Passo possui três eixos: capacitação, emprego e empreendedorismo. A ação é destinada aos inscritos no Cadastro Único.
Em 2024, o programa firmou 44 parcerias com governos estaduais, prefeituras, instituições religiosas e organizações sociais. Como resultado, milhares de participantes já conquistaram oportunidades de formação, trabalho e renda.
Assessoria de Comunicação - MDS