Notícias
Segurança Alimentar
MDS realiza terceiro ciclo de debates com temas relacionados à Estratégia Alimenta Cidades
Foto: Lyon Santos / MDS
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) por meio da Coordenação-Geral de Promoção da Alimentação Saudável (CGSAU/DESAU), iniciou o terceiro ano do Ciclo de Debates com foco na Estratégia Alimenta Cidades. O primeiro webinário de 2025 dialogou sobre a Agenda Alimentar Urbana, na tarde desta segunda-feira (31.03), em um evento online transmitido pelo canal do MDS.
A iniciativa busca estimular discussões que mobilizem diversos atores sobre a agenda alimentar urbana, da produção ao consumo, avaliando as perspectivas e desafios no cenário atual.
Juliana Tângari, representante do Instituto Comida do Amanhã (CDA), participou do seminário e falou sobre os desafios atuais na discussão da agenda alimentar nas cidades. “A concentração da população nas cidades gerou uma nova cara para a fome. Quando a gente reconhece isso, é estratégico revisarmos nosso portfólio de políticas de combate à fome”, disse. “As desigualdades da formação das cidades geram e potencializam as desigualdades sociais geograficamente. Para a gente trazer novas soluções, precisamos compreender esse ambiente alimentar urbano daqui para frente”, acrescentou.
A coordenadora-geral de Promoção da Alimentação Saudável do MDS, Gisele Bortolini, destacou os avanços da Estratégia Alimenta Cidades. “Estamos trabalhando com 60 cidades e existe um apoio técnico por meio do qual realizamos diagnósticos sobre a alimentação urbana. Queremos induzir as inovações nas cidades a partir dos seus diagnósticos”, detalhou. “Discutir as políticas públicas de como disponibilizar os alimentos saudáveis próximos das pessoas precisa ser uma prioridade de todos”, completou.
“O Brasil tem experiências potentes de como produzir alimentos protegendo a natureza, garantindo segurança alimentar e nutricional”, analisou Darklane Rodrigues, secretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte. A secretária também participou do seminário e fez uma apresentação sobre a importância da coordenação intersetorial para a agenda alimentar urbana, da produção ao consumo, mostrando a experiência da capital mineira.
O próximo encontro do Ciclo de Debates será realizado online em 24 de abril e terá como tema os Desertos e Pântanos Alimentares.
Veja como foi o Ciclo de Debates com foco na Estratégia Alimenta Cidades aqui
Assessoria de Comunicação- MDS