Notícias
Desenvolvimento Social
MDS promove ciclo de palestras sobre garantias de direitos no acolhimento
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (Depad), promove um ciclo de palestras virtuais com foco nas garantias de direitos no acolhimento. O objetivo das discussões é avaliar os direitos humanos no acolhimento de pessoas que sofrem do Transtorno por Uso de Substâncias (TUS). As palestras são direcionadas para os profissionais que atuam nas entidades de acolhimentos contratadas pelo MDS.
O diretor substituto do Depad, Diego Mantovaneli, explicou que, além do financiamento, o departamento está atuando para que a política de acolhimento atenda aos requisitos legais e técnicos. “Realizar esse encontro demonstra que o MDS está empenhado para que haja uma prestação de serviço adequado e de excelência”, explica. “Para isso, é fundamental capacitar e conscientizar os profissionais que atuam nas entidades parceiras”, completou
Até o momento, foram realizadas quatro palestras, que trouxeram como temas: direito e religião, acolhimento feminino, a evolução dos direitos da mulher, mostrando os avanços e retrocessos. Na última quarta-feira (16.04), a apresentação foi da psicanalista e psicóloga Helen Gama que abordou os caminhos de ressignificação na psicologia da religião, a conexão entre religiosidade espiritual, saúde mental e medidas respeitosas para abordar a religião dos acolhidos. Em 13 de maio, está prevista a palestra sobre o Dia Nacional de Combate e Denúncia contra o Racismo, com Jane Klebia do Nascimento Silva.
Assessoria de Comunicação - MDS