Notícias
Desenvolvimento Social
MDS e FNNIC formalizam acordo voltado à inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no CadÚnico
Foto: Roberta Aline / MDS
“A construção habitacional movimenta a economia e reduz desigualdades. Hoje celebramos uma parceria que integra o social ao desenvolvimento econômico, com foco na qualificação de pessoas do CadÚnico para o emprego ou para o empreendedorismo.” Com essa afirmação, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou, nesta quinta-feira (11.12), em Teresina (PI), da abertura do IX Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC).
Durante a solenidade, o FNNIC e o MDS formalizaram um protocolo de intenções voltado à inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A parceria prevê ações de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo, fortalecendo o vínculo entre política social e oportunidades geradas pelo setor da construção civil.
O evento, que segue até sexta-feira (12.12), reúne construtores, incorporadores, autoridades públicas e especialistas das duas regiões para discutir temas estratégicos do setor, como financiamento habitacional, geração de emprego e renda. O Fórum tem como propósito promover a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a construção civil e contribuindo para o desenvolvimento imobiliário e de obras públicas, incluindo programas como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
O presidente do FNNIC, Marcos Holanda, ressaltou a importância de reunir diferentes atores da cadeia produtiva. “O Fórum discute desafios com foco em infraestrutura, habitação, sustentabilidade e inovação tecnológica. O FNNIC atua como indutor de políticas públicas e como força para o fortalecimento da construção civil enquanto motor do desenvolvimento regional”, afirmou.
O governador Rafael Fonteles destacou a relevância do encontro para a realidade das regiões Norte e Nordeste. “Muitas vezes, a estrutura nacional não contempla as especificidades regionais desse segmento que gera tanto emprego e renda. Hoje reafirmamos nosso compromisso com políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento da construção civil”, declarou.
Também participaram do evento Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da Caixa, e Hailton Madureira, secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, entre outros.
Assessoria de Comunicação - MDS