Notícias
Segurança Alimentar
MDS leva oficina de Segurança Alimentar à Caravana Federativa em Foz do Iguaçu (PR)
Foto: MDS
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) marcará presença na Caravana Federativa em Foz do Iguaçu (PR), que será realizada nos dias 30 e 31 de outubro de 2025. A pasta, por meio da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF), promoverá a oficina “Caminhos para o Brasil seguir fora do Mapa da Fome: Protocolo Brasil Sem Fome e Adesão dos municípios ao Sisan”, além de atender gestores públicos nos estandes do ministério, dialogando sobre o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
A atividade será conduzida pela servidora Aline Muras, representante da SECF na Caravana, que também estará disponível durante todo o evento para dialogar com prefeitos, gestores e técnicos municipais e estaduais sobre o processo de adesão e permanência no Sisan, bem como sobre estratégias de fortalecimento local da governança da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
A oficina tem como objetivo apresentar e discutir os instrumentos de fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional, com ênfase no Protocolo Brasil Sem Fome e no processo de adesão e permanência dos municípios no Sisan, apoiando a implementação de ações efetivas para superar a fome e garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
Voltada a gestores e servidores das políticas de SAN, a atividade abordará o contexto atual da insegurança alimentar e nutricional no Brasil, as diretrizes e estratégias do Plano Brasil Sem Fome e do Protocolo Brasil Sem Fome e o papel do Sisan como marco legal e institucional da política de alimentação adequada no país. Os gestores interessados podem se inscrever gratuitamente para participar da Caravana Federativa e da oficina por este link.
Também serão apresentados os instrumentos de gestão, como o Plano Municipal de SAN, os Conselhos e Câmaras Intersetoriais, as estratégias e protocolos intersetoriais e as políticas públicas de SAN. A oficina ainda explicará as etapas de adesão e permanência via plataforma AdeSAN e apresentará as ferramentas de formação, como a Trilha FormaSAN e a Comunidade Sisan, além de abrir espaço para dúvidas, troca de experiências e encaminhamentos práticos, fortalecendo o diálogo entre gestores e o MDS.
De acordo com Aline Muras, a participação do MDS nesse tipo de iniciativa fortalece a integração entre as políticas públicas e os municípios, e contribui para que as ações do Plano Brasil Sem Fome cheguem de forma mais eficaz às famílias que mais precisam. “A caravana federativa representa uma oportunidade estratégica de dar maior visibilidade ao Sisan. Neste espaço podemos estabelecer diálogo direto com gestores locais, uma interação que contribui para o aprimoramento da implementação do sistema nos territórios”, destacou.
Histórico
A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo do Brasil, coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), que leva representantes de ministérios, autarquias e bancos públicos aos estados e municípios para atendimento direto a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores públicos e movimentos sociais. O evento tem como objetivo aproximar o Governo Federal dos estados e municípios, oferecendo serviços, informações e apoio técnico, fortalecendo o diálogo e a implementação de políticas públicas de forma mais democrática e participativa.
Desde o início de 2023, com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a SRI vem atuando para tornar a estrutura governamental mais acessível e resolutiva, consolidando-se como elo estratégico entre municípios, estados, Distrito Federal e União. Sob a coordenação da SRI e de sua Secretaria Especial de Assuntos Federativos (Seaf), o atendimento a prefeitos voltou a ser prioridade, com o objetivo de apoiar a implementação eficaz de políticas públicas e solucionar demandas como liberação de recursos, propostas e contratos, acesso a sistemas como o Transfere.gov e soluções para obras paralisadas.
As Caravanas Federativas surgiram nesse contexto, como espaços de articulação entre os entes federativos, promovendo o diálogo e o atendimento direto de gestores públicos com o Governo Federal. Desde a primeira edição, realizada em 2023, na Bahia, o evento já percorreu os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Amapá, Piauí, com a presença do presidente Lula, e Pará.
Agora, sob a liderança da ministra Gleisi Hoffmann, a Caravana entra em uma nova etapa, com um formato ampliado que inclui Oficinas Temáticas, Reuniões Federativas, Fóruns de Participação Social e debates com gestores e parlamentares locais.
Em setembro de 2025, as Caravanas Federativas passaram pelos estados do Rio Grande do Norte e Maranhão, reunindo mais de 8,5 mil participantes e realizando mais de 9 mil atendimentos, com a presença de 96% dos municípios dos dois estados.
As edições anteriores foram marcadas por entregas e anúncios de programas federais como, por exemplo, no Rio Grande do Norte, ações da Conab no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/MDS) e o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar.
Essas ações demonstram o empenho do Governo Federal em fortalecer a relação federativa e apoiar a gestão municipal, aproximando a União dos territórios e ampliando a capacidade de execução das políticas públicas.
Serviço
Evento: Caravana Federativa – Foz do Iguaçu (PR)
Data: 30 e 31 de outubro de 2025
Local: Hotel Mabu Thermas Grand Resort – Av. das Cataratas, km 2,5, Foz do Iguaçu (PR)
Inscrições: https://cred-caravanafederativa.serpro.gov.br/Inscricao
Mais informações: portalfederativo.gov.br/pt-br/caravanas-federativas
Programação
Assessoria de Comunicação - MDS