Notícias
Inclusão socioeconômica
Neoenergia adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo
Foto: Roberta Aline / MDS
A Neoenergia aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo. O protocolo de intenções, assinado na terça-feira (10.06) entre a companhia energética e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), busca promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único, com foco nas ações de qualificação profissional e acesso ao emprego.
Durante a cerimônia, o titular do MDS defendeu a união entre desenvolvimento social e econômico para a geração de melhorias no país. “Este momento me alegra muito, porque a partir deste acordo, poderemos abrir portas para a demanda que temos da Neoenergia e iremos ajudar os brasileiros inscritos no CadÚnico”, celebrou.
O acordo prevê a divulgação de oportunidades de emprego e vagas na Escola de Eletricistas distribuídas no Distrito Federal e nos 18 estados onde a Neoenergia atua no país. “Mais uma vez, reforçamos nosso compromisso para ampliar a igualdade de oportunidades, promovendo o desenvolvimento de programas que geram impacto social positivo nos nossos territórios de atuação”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da empresa.
O Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo MDS, atua em três eixos: oportunidades de qualificação; empreendedorismo; e empregabilidade. A iniciativa prevê foco em territórios de alta vulnerabilidade socioeconômica, com atuação prioritária junto a mulheres, jovens, negros, membros de populações tradicionais, ribeirinhos e pessoas com deficiência inscritas no CadÚnico.
Escola de Eletricistas
O protocolo de intenções prevê a divulgação de vagas para a Escola de Eletricistas da Neoenergia que visa a geração de emprego e renda e, principalmente, a inserção feminina, com turmas exclusivas. O espaço já formou mais de mil mulheres em todas as distribuidoras, sendo que 70% delas foram contratadas pela companhia.
Os cursos são gratuitos e realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), nas áreas de concessão das cinco distribuidoras do grupo: Neoenergia Brasília; Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Pernambuco.
Assessoria de Comunicação – MDS