Notícias
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
MDS e Funai alinham estratégias para fortalecer segurança alimentar e proteção social em terras indígenas
Para integrar ações governamentais voltadas à proteção social, segurança alimentar e criação de oportunidades sustentáveis de renda e fortalecimento econômico para as comunidades indígenas, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu com a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, nesta segunda-feira (19.01), em Brasília.
Na oportunidade, Joenia Wapichana homenageou o ministro Wellington Dias com um certificado alusivo ao aniversário de 58 anos da entidade. “Este é um agradecimento da Funai, que reconhece a importância dos parceiros", explicou a presidente.
“Quero agradecer também pelas importantes parcerias que firmamos, como na ação de ajuda ao povo Yanomami”, destacou o ministro Wellington Dias.
Presente na reunião, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, destacou que a reunião serviu para dialogar sobre pontos importantes que visam garantir a efetividade das ações de proteção social e segurança alimentar.
“A preocupação é garantir efetividade nas ações de proteção social e segurança alimentar, além da geração de renda, para que tenhamos alternativas e possamos chegar, cada vez mais, às terras indígenas”, disse.
Lilian Rahal ressaltou o papel do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade indígena. “O programa vem comprando e doando alimentos das terras indígenas, estimulando a retomada dos roçados e melhorando a qualidade da alimentação das populações”.
A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, revelou que já havia se reunido com a presidente da Funai na semana anterior, quando surgiu a proposta de articular diferentes ministérios para atender prioritariamente povos e comunidades em maior vulnerabilidade. “A proposta é a gente organizar planos de segurança alimentar para comunidades e povos que enfrentam situação de insegurança alimentar grave e integrar as ações de diferentes áreas do governo voltadas aos povos indígenas”, afirmou.
O MDS mantém um grupo de trabalho dedicado a essas ações e avança na criação de um sistema de assistência específico para os povos indígenas. “A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) atuará tanto no campo da segurança alimentar quanto no da assistência. O MDS vai se somar a essa ação de assistência para tratar também de ações de segurança alimentar e nutricional”, explicou a secretária Valéria.
Assessoria de Comunicação - MDS