Notícias
Cooperação
Representantes de países da África e da Ásia conhecem sobre programas sociais brasileiros
Foto: André Oliveira / MDS
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome recebeu, nesta segunda-feira (15.09), representantes de países da África e da Ásia para apresentar as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas no Brasil. O objetivo do encontro foi fortalecer o diálogo e promover a troca de experiências entre os governos.
A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, apresentou os programas e os desafios que o país enfrenta para lidar com a agenda de segurança alimentar, principalmente diante das mudanças climáticas. Líderes de dez países tiveram a oportunidade de conhecer os programas desenvolvidos pelo Governo do Brasil e tirar dúvidas sobre a funcionalidade de cada um deles.
No encontro, Rahal apresentou o Programa Bolsa Família como uma das políticas fundamentais para a superação da fome e da pobreza no país. O Plano Brasil Sem Fome e o funcionamento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional também foram destacados pela secretária.
“A partir do momento em que a segurança alimentar se torna um direito no Brasil, nós também temos a obrigação de prestar o serviço de fazer chegar ao cidadão as ações relacionadas à garantia da alimentação”, reforçou a secretária.
A coordenadora nacional do Movimento para a Ampliação da Nutrição (Scaling Up Nutrition) e curadora nacional da unidade de coordenação dos Sistemas Alimentares de Serra Leoa, Nenebah Adama Jalloh, reforçou a importância de ter uma pasta voltada para a assistência social e para a segurança alimentar do país. “Vou levar isso para a minha casa, para o presidente e para o vice-presidente”, afirmou.
Para a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, a visita das delegações é importante para que os objetivos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza sejam cumpridos.
“Isso é fundamental porque o Brasil propôs a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que hoje é uma iniciativa internacional muito importante para que outros países consigam dar centralidade ao tema de enfrentamento da pobreza e da fome. Conhecer as políticas do Brasil pode ajudar a gente a alcançar a grande meta de desenvolvimento sustentável, que é reduzir a fome no mundo, não só no Brasil”, ressaltou.
De Brasília, as delegações seguem para Fortaleza, onde ficam até o próximo dia 20 e retornam aos países de origem. A missão foi organizada pela ONU-Nutrição, em parceria com o MDS e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Além disso, contou com o apoio do Programa Oficial de Desenvolvimento Internacional da Irlanda (Irish Aid).
Confira mais fotos do encontro aqui
Assessoria de Comunicação - MDS