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Mais de 11 mil famílias se desligaram voluntariamente do Bolsa Família em 2019

Retorno ao programa pode ser solicitado a qualquer momento por beneficiários
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Publicado em 11/07/2019 19h36 Atualizado em 31/10/2022 11h49

Busca por independência financeira e um emprego digno. Esta era a realidade de dona Maria do Socorro Félix, de 45 anos. Desempregada e responsável por criar sozinha os três filhos, ela conseguia apenas fazer alguns bicos como doméstica, babá ou lavadeira. Em 2005, com filhos de 14, 13 e 12 anos, dona Maria buscou auxílio do Programa Bolsa Família para complementar a renda da casa.

Recentemente, ela conquistou um emprego de doméstica, com carteira assinada, em Barbalha, no Ceará. Na mesma semana, ela procurou o órgão responsável em sua cidade e cancelou o Bolsa Família. A explicação é simples. Segundo a doméstica, existem famílias mais necessitadas. “Fui muito beneficiada porque lá em casa eu sempre fui mãe e pai, com três filhos. Me ajudou muito. No momento, graças a Deus, tenho emprego, então posso abrir mão e deixar para que o dinheiro ajude outras pessoas que precisam mais do que eu. Não custa nada fazer o bem”, contou.

Em 2019, mais de 11 mil famílias já solicitaram desligamento voluntário do Bolsa Família. Segundo a diretora do Departamento de Benefícios do Ministério da Cidadania, Caroline Paranayba, se a família que solicitou o desligamento voluntário precisar novamente do benefício, o processo é simples. “Se a família pediu o desligamento voluntário até 36 meses atrás, basta fazer a conta; se foi a menos de 3 anos, é só procurar o setor responsável pelo Bolsa Família na sua cidade, levar a documentação e solicitar a reversão do cancelamento.”

Famílias consideradas abaixo da linha da pobreza, com renda per capta de até R$ 178 por mês, tem retorno garantido ao programa. Para solicitar a reinclusão, o beneficiário deve procurar o setor responsável pelo Bolsa Família de seu município. É necessário levar CPF ou título de eleitor e documento de identificação do responsável familiar. Além disso, é preciso apresentar a documentação de todos os integrantes da família, para atualizar o cadastro.

Henrique Jasper

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:

Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

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