Notícias
Podcast
Fala MDS: podcast apresenta o Alimenta Cidades
Alimentar as pessoas que vivem nas grandes cidades é um dos desafios do Estado brasileiro. No país, 85% da população vive nas cidades. Do total de 8 milhões de brasileiros que ainda estão em situação de insegurança alimentar, 7 milhões moram em grandes centros urbanos. Para enfrentar a questão, o Governo Federal criou a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades, ou Alimenta Cidades, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Para explicar como funciona o Alimenta Cidades, quais são os desafios, metas, dentre outros detalhes, o Fala MDS desta sexta-feira (7.02) recebe a diretora do Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Patrícia Gentil.
Um dos desafios a serem enfrentados, segundo Patrícia Gentil, são as cada vez mais frequentes catástrofes climáticas. “A gente está vivendo muito fortemente as emergências climáticas, que geram consequências importantes para a segurança alimentar e nutricional”, disse. “O preço dos alimentos sobe, a rede de abastecimento fica mais enfraquecida, o acesso fica mais difícil. Então, tem uma conjunção de fatores que nos obriga a organizar uma agenda alimentar urbana, que busque fortalecer os equipamentos públicos e particulares de acesso aos alimentos e, ao mesmo tempo, reforçar uma rede de abastecimento que envolve políticas públicas, comércio, setor privado e agricultura urbana”, completou.
Inicialmente, o Alimenta Cidades abrange 60 municípios brasileiros. A diretora explica os critérios adotados para a constituição dessa lista de cidades. “Nós trabalhamos com municípios que têm uma densidade maior, um número maior de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. A gente está falando das grandes cidades. São todas as capitais e cidades acima de 300 mil habitantes. Nas regiões Sul e Sudeste, que têm uma quantidade muito maior, a gente considerou mais um critério: que é o número de pessoas em situação de rua”, explicou.
Para o sucesso da Estratégia, o MDS realiza oficinas nos municípios onde o Alimenta Cidades está sendo implementado. A ideia é atender as peculiaridades de cada cidade. “Certamente, a gente vai ter um resultado bastante importante nessas cidades, junto a essas populações mais vulnerabilizadas”, assegura Patrícia Gentil sobre o potencial do Alimenta Cidades no combate à fome no Brasil.
Ainda na entrevista, a diretora esclarece o que são os desertos e pântanos alimentares, que precisam ser eliminados para que a população tenha acesso mais seguro e facilitado aos alimentos saudáveis. Patrícia Gentil também descreve a integração do Alimenta Cidades com outras políticas públicas como o Cozinha Solidária e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Podcast
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
Assessoria de Comunicação – MDS