Notícias
Podcast
Fala MDS: PAA Leite fortalece a agricultura familiar e a segurança alimentar no Semiárido
O episódio do podcast Fala MDS desta sexta-feira (27.02) recebeu a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, para detalhar o funcionamento e a importância do PAA Leite. Esta modalidade específica do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é fundamental para o desenvolvimento regional. A iniciativa, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), une o apoio à produção rural com o combate à insegurança alimentar.
Lilian Rahal contou que a trajetória do programa começa em 2003. “A modalidade surgiu junto com o programa para estimular a cadeia produtiva do leite de vaca e de cabra na região Nordeste, ao mesmo tempo em que garante a segurança alimentar das famílias daquela região. Naquela época, a prioridade era ampliar a distribuição do alimento para populações vulneráveis no Semiárido, criando uma rede de proteção social”.
Um dos pilares do PAA Leite é o suporte aos pequenos produtores, que formam a base da economia local em estados do Nordeste e do Norte de Minas Gerais. “A gente tem o leite como uma produção importante na agricultura familiar no país todo, mas na região Nordeste, ela tem um peso muito maior. A maioria desses produtores possui um volume de produção modesto e precisam ser estimulados para que esse trabalho de seguir na agricultura familiar com a produção de leite possa ser duradouro", esclareceu a secretária.
O PAA Leite, que atua em 10 estados, também contribui para o fortalecimento dos laticínios da região do Semiárido. "A gente tinha esse objetivo de estruturar a cadeia produtiva completa, inclusive a entrada e aperfeiçoamento dos laticínios na região. Nós conseguimos fomentar a pasteurização e o processamento adequado, permitindo que agricultores mais organizados, melhor assistidos pudessem ver sua produção ser valorizada e distribuída”, contou Lilian Rahal.
A qualidade sanitária é prioridade do PAA Leite, para garantir que o leite doado seja seguro. “As exigências sanitárias e de qualidade são as mesmas que se tem para comercializar qualquer leite", afirmou Rahal. A fiscalização do leite pasteurizado é feita pelos estados parceiros do programa, que acompanham desde os tanques de resfriamento até os laticínios. A secretária ressaltou o papel do pacto federativo na gestão do programa, que envolve convênios anuais com os governos estaduais.
Onde Ouvir
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
Assessoria de Comunicação – MDS