Notícias
ALIMENTA CIDADES
Estratégia Alimenta Cidades realiza oficinas em Manaus
Foto: Lyon Santos/ MDS
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), está promovendo oficinas presenciais em Manaus. A atividade faz parte da Estratégia Alimenta Cidades e reúne membros da administração pública do município, além de representantes da sociedade civil para discutirem assuntos sobre a segurança alimentar.
A Estratégia Alimenta Cidades busca garantir que as pessoas nas cidades tenham acesso a alimentos saudáveis e de qualidade, além de focar na redução das perdas e desperdícios de alimentos.
A capital manauara implementou com sucesso o programa Manaus Sem Fome, distribuindo mais de dois milhões de refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade social em 2024. A iniciativa, que inclui a expansão do programa Prato do Povo e o investimento em cozinhas comunitárias, garante a segurança alimentar e nutricional da população, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Para 2025, a prefeitura planeja ampliar as ações, com a reforma de cozinhas comunitárias e a criação do primeiro banco de alimentos municipal. A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) desempenha um papel central na coordenação das ações, com o apoio de outras secretarias como a de Agricultura.
Dados socioeconômicos indicam uma alta taxa de insegurança alimentar, especialmente entre as populações vulneráveis. Iniciativas como a criação de hortas comunitárias e a promoção da agricultura urbana demonstram um potencial para fortalecer a produção local de alimentos saudáveis. Por isso, é fundamental ampliar e fortalecer essas ações, além de investir em educação alimentar e nutricional para promover hábitos alimentares mais saudáveis na população.
Alimenta Cidades
A Estratégia busca garantir que as pessoas que vivem nas áreas urbanas tenham acesso a alimentos saudáveis e de qualidade, além de focar na redução das perdas e desperdícios de alimentos. No Brasil 85% da população vive nas cidades e 57% da população reside em 319 municípios, evidenciando a concentração populacional em municípios com mais de 100 mil habitantes.
Além disso, 48% da população do país está inscrita no Cadastro Único, sendo que 80,5% destes domicílios são urbanos. Diante de desafios como esses, a Estratégia Alimenta Cidades tem como objetivo principal tornar as cidades mais autossuficientes e justas no acesso à alimentação, promover a educação alimentar e nutricional, e fornecer informações sobre alimentação adequada e saudável às famílias brasileiras.
Assessoria de Comunicação- MDS