Notícias
Assistência Social
Em Sergipe, Wellington Dias celebra avanços das políticas de assistência social no Brasil
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou da abertura do 25º Encontro Regional Nordeste do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizada nesta segunda-feira (7.07), em Aracaju (SE). O evento busca promover um espaço de escuta, mobilização e fortalecimento da assistência social na região.
“Nossas políticas de assistência social estão dando bons resultados em todo o Brasil. Eu vim aqui hoje para agradecer o trabalho de vocês por todos os locais do nosso país. Estamos avançando, mais de 24 milhões brasileiros saíram da fome em 2023. Este ano, estamos trabalhando com todos os poderes integrados para tirar o Brasil de uma vez do Mapa da Fome e garantir a superação da pobreza”, comemorou o titular do MDS, Wellington Dias.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, reconheceu o esforço feito pelos assistentes sociais e enfatizou o quanto essas políticas públicas são essenciais para promover qualidade de vida para os brasileiros que vivem na vulnerabilidade. “Tudo que vocês estão fazendo aqui hoje é por aqueles que mais precisam do poder público para transformar suas vidas. E é por essas pessoas que estamos aqui”, disse.
Já o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, destacou que Aracaju foi uma das cidades pioneiras na implementação do SUAS e lembrou que hoje o colegiado atua em todo o Brasil. “Todo município tem uma mão estendida de uma pessoa do SUAS para acolher quem precisa. O SUAS leva dignidade às pessoas”, avaliou.
A secretária nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDS, Eliane Aquino, enfatizou a importância do papel dos profissionais da assistência social para que os programas da pasta promovam evolução aos que mais precisam.
“Nós temos muitos programas de assistência social que estão chegando cada vez mais até essas pessoas. Estamos trabalhando muito para que estes brasileiros melhorem de vida e contamos muito com todos os trabalhadores da assistência social, de todos os profissionais que estão na linha de frente para promover estas mudanças positivas”, detalhou.
Para a presidente nacional do Congemas, Penélope Andrade, as políticas de assistência social são fundamentais em todo país. “A vida acontece nos municípios e é lá que seguimos operando com nossas assistenciais sociais. Celebrar este vigésimo quinto encontro é reconhecer a contribuição do Congemas para implementação e defesa do SUAS em território nacional”, argumentou.
O evento reuniu ministros, autoridades, sociedade civil, trabalhadores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de todo o Brasil e integrou a programação comemorativa dos 25 anos dos Encontros Congemas.
Também estiveram presentes na cerimônia da abertura a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS, Lilian Rahal, o secretário nacional de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do MDS, Rafael Osorio, e demais representantes das equipes das secretarias do MDS.
Visita à Casa da Mulher Brasileira
Durante a agenda em Aracaju, o ministro Wellington Dias também visitou a construção da Casa da Mulher Brasileira. A unidade reunirá diversos órgãos que atuam na proteção da mulher vítima de violência. A previsão é que o espaço seja inaugurado em dezembro de 2025.
Assessoria de Comunicação - MDS