Notícias
Segurança Alimentar
Com apoio do MDS, Horta Orgânica Comunitária Girassol garante produção de alimentos saudáveis no DF
O que antes era um espaço usado para despejar lixo de forma irregular, se transformou em um ambiente de fonte de vida, onde é possível ver a natureza em expansão. A Horta Orgânica Comunitária Girassol, considerada a maior do Distrito Federal, teve início com pequenas atitudes, que deram lugar a grandes conquistas, como capacitação e produção de alimentos saudáveis para a população local.
A iniciativa é uma das ações apoiadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana. Com cerca de 10 mil metros quadrados, a horta comunitária tem hortaliças e plantas medicinais. Além disso, ela é usada para promover cursos para os habitantes de São Sebastião, região administrativa do DF.
“Nós começamos com dois canteirinhos para que a população parasse de jogar entulho no local”, relembrou a presidente e coordenadora de projetos do Instituto Girassol, Hosana Nascimento. “Nós fomos crescendo e contando com a ajuda da população, que vinha e plantava”.
A horta nasceu em 2005 e contou com a ajuda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Distrito Federal para expandir a produção de hortaliças e frutas, garantindo alimentação saudável para a população local. “A gente tem muitos projetos com a comunidade que sustentam a agricultura. A pessoa paga uma cota por mês e recebe uma cesta por semana. A gente também doa sopas e ajudamos uma creche. Além disso, oferecemos cursos de capacitação, um que fizemos recentemente foi sobre o uso de plantas medicinais”, detalhou Hosana.
Os projetos desenvolvidos contam com o apoio de doações de fertilizantes, sementes e outros insumos. Em 2016, a iniciativa foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e foi selecionada para a primeira edição da exposição Feed Your City. “É muito bom quando vemos as coisas acontecendo e vemos o reconhecimento, é sinal de que estamos fazendo algo de bom. Eu costumo dizer que a horta é meu quinto filho”, celebrou a coordenadora.
Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana
O MDS apoia iniciativas de hortas comunitárias que ajudam a garantir acesso à alimentação saudável no país. Por meio do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, o ministério incentiva atividades agrícolas e pequenas criações de animais desenvolvidas nas áreas urbanas ou nas regiões periurbanas. O programa abrange todas as etapas de produção, processamento, distribuição e comercialização de alimentos, plantas medicinais, plantas aromáticas e ornamentais, fitoterápicos e insumos, tanto para o autoconsumo quanto para a comercialização.
Além do MDS, a realização das ações é articulada entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); e do Trabalho e Emprego (MTE), visando uma abordagem conjunta, cooperativa e transparente na implementação, avaliação e monitoramento do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana.
Assessoria de Comunicação - MDS