Notícias
BALANÇO
Brasil amplia protagonismo internacional no combate à fome e à desigualdade
Roberta Aline/MDS
O ano de 2025 foi marcado pela ampliação da ação externa do MDS. O Brasil teve atuação destacada em fóruns globais, regionais e na cooperação Sul-Sul, reforçando o compromisso do país com o combate à fome, a redução das desigualdades e a construção de sistemas de proteção social mais inclusivos e inovadores.
No âmbito global, o Brasil coordenou a Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Copresidida pelo ministro Wellington Dias, a iniciativa conta com mais de 200 membros - entre eles 107 países, 53 fundações, 31 organizações internacionais e 14 instituições financeiras internacionais. Além disso, houve 14 planos nacionais preliminares, nove planos validados e 85 manifestações de interesse de parceiros. A iniciativa “Fast-Track” foi destacada como mecanismo capaz de transformar planos nacionais em parcerias concretas.
“A fome e a pobreza não são inevitáveis. São, como disse o presidente Lula, resultado de escolhas políticas e podemos fazer escolhas diferentes”, pontuou o titular do MDS e copresidente da Aliança Global, Wellington Dias. “Enquanto houver uma pessoa passando fome, em qualquer lugar do mundo, é um problema de todos”, completou.
O MDS também participou da Segunda Cúpula para o Desenvolvimento Social em Doha. No evento, a delegação brasileira, liderada pelo ministro, apresentou políticas públicas que levaram a conquistas do Brasil em proteção social, segurança alimentar, além de abordar a reformulação de programas sociais.
Outro marco de 2025 foi a realização da COP30 em Belém, ocasião em que mais de 40 países assinaram a Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática. O documento traz elementos inovadores, que refletem a visão brasileira sobre o enfrentamento simultâneo da pobreza, da fome e da emergência climática.
Contexto regional
O MDS foi um dos organizadores da VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e do Caribe, em Brasília. O evento reforçou o protagonismo brasileiro no âmbito latino-americano, especialmente no tema desenvolvimento social inclusivo.
A liderança brasileira também foi reafirmada no contexto regional durante a Presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul em 2025. A Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social, na capital federal, contou com ampla participação, mostrando a força da articulação liderada pelo Brasil.
Cooperação Sul-Sul
O Brasil aprofundou sua atuação na cooperação Sul-Sul, compartilhando experiência em iniciativas de registros sociais, transferência de renda, inclusão socioeconômica e proteção social. Ao longo de 2025, a pasta recebeu delegações de diversos países africanos e latino-americanos, como Cabo Verde, Haiti, República Dominicana, Benim, Mali e Moçambique, além de promover trocas técnicas com a África do Sul e o Paraguai.
1 ano da Aliança Global
Há um ano, por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sob a liderança brasileira do G20, nascia a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com uma abordagem inovadora e a missão de acelerar esforços na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS 1 (Erradicação da Pobreza) e 2 (Fome Zero).
No período, foi consolidada a Cesta de Políticas, um “menu” que agrega 51 categorias de programas e 70 exemplos de implementação nacional na luta contra a fome e a pobreza.
Em fevereiro de 2025, foi estabelecido o Conselho de Campeões, parte da governança da Aliança Global que reúne representantes de até 50 membros para impulsionar o engajamento político e operacional. A instância é copresidida pelo ministro Wellington Dias, e pela secretária de Estado de Cooperação Internacional da Espanha, Eva Granados.
Em outubro também foi implementado o Mecanismo de Apoio da Aliança Global, com equipes no Brasil, na Etiópia, na Itália, nos Estados Unidos e na Tailândia. O ano culminou com a Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global, realizada em Doha, no Catar, em novembro.

- .
Assessoria de Comunicação - MDS