Notícias
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Bolsa Família é destaque em seminário de boas-vindas para novos gestores da assistência social
Divulgação/MDS
Com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Rio Grande do Norte, foi realizado, na terça-feira (11.03) e quarta-feira (12.03), no centro administrativo do estado, o Seminário de Formação e Acolhida para Novos Gestores da Assistência Social da região.
O evento contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que apresentaram eixos fundamentais e estruturantes do Bolsa Família, como a participação social e a gestão descentralizada do programa.
A diretora de Benefícios do Bolsa Família, da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Caroline Paranayba, participou do seminário e ressaltou o papel do programa como instrumento essencial de proteção social por meio da transferência de renda.
Além disso, ela apresentou informações essenciais sobre as regras de entrada e permanência no programa, destacando a importância da integração com o Cadastro Único para uma identificação mais precisa da população vulnerável e o fortalecimento da articulação entre estratégias e políticas públicas.
"Essas ações contribuem para ampliar as capacidades e competências dos beneficiários, promovendo não apenas a proteção social, mas também o acesso a oportunidades de geração de renda", ressaltou Caroline.
Atualmente, cerca de R$ 300 milhões são destinados mensalmente ao pagamento do Bolsa Família no Rio Grande do Norte. Thiago Wagner, coordenador estadual da Proteção Social Básica e do Bolsa Família, reforçou a relevância desses recursos para a população vulnerável.
"Garantir a chegada desse recurso na vida das famílias beneficiárias é totalmente essencial, não apenas para a economia, mas para a dignidade nutricional e humana dos que mais precisam", enfatizou Thiago. "Dialogar com os novos gestores/as sobre a importância do Programa Bolsa Família é fundamental para o entendimento do impacto positivo do benefício social", concluiu
Sistema Único de Assistência Social
O SUAS é uma rede de serviços e programas voltados à proteção de cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Como um direito garantido a todos os brasileiros, o SUAS atua de forma descentralizada e participativa, promovendo o acesso a políticas públicas de assistência social.
Trata-se de um sistema público e integrado, composto por entes federativos, conselhos de assistência social e entidades assistenciais que trabalham conjuntamente para fortalecer a proteção social no país. A gestão do SUAS é de responsabilidade do MDS e sua atuação está respaldada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) de 1993.
Os principais objetivos do SUAS incluem prevenir problemas sociais, apoiar indivíduos, famílias e comunidades no enfrentamento de dificuldades e garantir a proteção social aos cidadãos em situação de risco. Dessa forma, o sistema desempenha um papel essencial na promoção da inclusão e no fortalecimento dos direitos sociais no Brasil.
Assessoria de Comunicação - MDS